Boas Práticas e o ESG são assuntos da Reunião da Diretoria de Sustentabilidade
Compartilhe

Na última terça-feira (22), por videoconferência os participantes se reuniram para apresentação de um dos temas que vem chamando a atenção dos investidores: o ESG

A quarta reunião, no ano, da diretoria de Sustentabilidade apresentou ações simples, que podem ter grande impacto dentro de uma empresa para o cuidado com o meio ambiente. Além disso, abordou também o ESG (sigla para Environmental, Social and Corporate Governance –  em português: Ambiental, Social e de Governança Corporativa) um índice que mede práticas sustentáveis e vem sendo acompanhado por investidores do mercado de ações.

A reunião aconteceu no dia 22, e contou com aproximadamente 30 participantes, entre eles o diretor da Especialidade no SETCESP, Thiago Budni, que também é um dos idealizadores do Prêmio de Sustentabilidade. “Hoje chamamos um grande especialista para falar sobre o ESG, mesmo porque, esse assunto está ganhando cada vez mais importância, ele além de jurado do Prêmio de Sustentabilidade já tem dois livros publicados sobre o assunto; eu estou falando do professor Marcus Nakagawa”, disse Budni ao passar a palavra para especialista convidado.

No início de sua fala, Nakagawa, que é docente na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e também coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, pediu aos os participantes para apontarem os problemas sociais e ambientais mais comuns atualmente, bem como também as possíveis soluções. Ele apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os 17 pontos que podem ser melhorados.

“Às vezes a gente só fica reclamando dos problemas, mas falta ação. Precisamos trazer a mudança para a nossa realidade. Daqui a pouco o cuidado com o meio ambiente vai virar Lei. Se preparem. Prestem atenção como a União Europeia está levando em conta a questão dos combustíveis fósseis. Algumas grandes montadoras por lá já se comprometeram, até 2050, a parar de usar este tipo de combustível. Então quem não olhar para o futuro e ver a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, realmente vai ficar para traz”, afirmou Nakagawa.

Ao final, o professor fez uma dinâmica com os participantes, que divididos em grupos elaboraram estratégias de preservação do meio ambiente, cuidado social e de governança corporativa, e tirou dúvidas específicas sobre o tema.

Sua empresa realiza alguma ação de Sustentabilidade? Então clique aqui e aproveite para inscrevê-la no 7º Prêmio de Sustentabilidade.


voltar