Conheça os tipos de rastreamento que podem proteger sua frota
Compartilhe

Conheça os tipos de rastreamentos que podem proteger sua frota

O roubo ou furto de cargas e veículos no Brasil é uma triste realidade. Para as empresas de transportes realizarem suas operações é preciso muita precaução e cuidados extras. É aí que entra em cena o serviço de rastreamento de frota, que permite acompanhar a localização de um determinado veículo a partir da instalação de um dispositivo.

Ao adquirir os serviços de rastreamento, a transportadora tem acesso a localização do veículo em tempo real, monitorando os momentos de parada, e até situações de desvios de rota.

Talvez você até saiba de tudo, mas o que você ainda não conhece é que existem 2 tipos de rastreadores diferentes e é bom você entender o funcionamento de cada um deles para adaptar em sua frota. Veja a seguir:

Tipos de rastreamento

Existem dois modelos utilizados nos sistemas de rastreamento:  radiofrequência e GPS.

– O sistema de rastreamento por radiofrequência funciona por meio de uma base de antenas receptoras, assim como sinal de celular.

 – Já os rastreadores GPS (Global Positioning System) operam com a transmissão por satélite, que indicam a latitude e longitude exata do dispositivo de localização instalado no veículo. 

Vale destacar que hoje em dia, além de registar a localização do veículo, os rastreadores são capazes de fornecer outras informações, como: velocidade, se ele está ligado ou desligado, em alguns casos mais avançados, até se o motorista está conduzindo o veículo de forma defensiva.

Precisa de boas de empresas, que fazem rastreamento de frota? Separamos abaixo 4 delas que são referências no mercado para você escolher:

3S Tecnologia:  realiza o monitoramento e rastreamento via Web/Mobile com pronta resposta em todo o território nacional. Além disso, faz a gestão operacional do veículo.

Autotrac: opera com sua própria estação terrena de comunicação de dados, usando canais de satélites e também um sistema integrado com as principais operadoras de telefonia celular.

Omnilink: possui uma solução de rastreamento adicional instalada em um local diferente do rastreador principal, possibilitando uma redundância no monitoramento.

Sascar: atua com GPS e por radiofrequência, com uma rede de atendimento em todo o Brasil, e fornece garantia vitalícia dos equipamentos e acessórios disponibilizados pela empresa.


voltar