Gestão Econômica e Sustentável: um jeito inteligente de trabalhar
Compartilhe

Otimizar processos e poupar recursos são os objetivos principais de uma Gestão Econômica

Só para conceituar o assunto, antes de detalhá-lo, vale explicar que uma Gestão Econômica Sustentável pode ser considerada um conjunto de práticas financeiras e administrativas, que visam o desenvolvimento econômico da empresa, aliando a rentabilidade à preservação do meio ambiente.

Atualmente, unir o lucro com a preservação do planeta, é um ponto decisivo para a perenidade de qualquer negócio. Por isso mesmo, existe uma tendência do aumento no consumo consciente e as discussões ambientais na sociedade ganham, aos poucos, amplitude.

Neste sentido, iniciativas de desenvolvimento sustentável estão, cada vez mais, inseridas no planejamento estratégico das organizações, que também por conta da preocupação com a escassez de recursos, perceberam a situação como um grande diferencial competitivo.

Afinal, um meio ambiente devastado não teria como suprir recursos inerentes à qualquer atividade. Aliás, uma empresa tendo como preocupação, única e exclusiva, a obtenção de lucro a qualquer custo, já não é bem vista e vai gradativamente, sendo superada pela concepção de que as organizações, além de cumprirem sua função social, de atendimento às demandas de grupos de clientes e consumidores, devem condicionar sua atividade a uma agenda de responsabilidade social vinculada ao bem de todos.

Dentro dos processos empresariais, a variável da sustentabilidade faz com que as companhias busquem soluções mais eficientes. Permite uma abertura na revisão dos métodos produtivos trazendo um espaço para a inovação.

O tema Gestão Econômica é também uma das categorias da premiação realizada pelo SETCESP em reconhecimento às empresas de transportes engajadas nesse pilar da sustentabilidade.

Dentro do 7º Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP, as empresas que se inscrevem na categoria Gestão Econômica Sustentável mostram seus projetos, com medidas que resultaram em maior rentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Traduzindo as ações apresentadas pelas transportadoras em números, foi verificado que, somados, os projetos inscritos nesta esfera no ano passado, possibilitaram uma redução do uso de combustível e economia no uso de água e de energia elétrica. O que trouxe impactos diretos no balanço financeiro das empresas.

Uma busca real pelo equilíbrio entre produção e preservação. Ao todo, as empresas inscritas tiveram um ganho de produtividade média de 50% em suas operações, fora isso, houve uma otimização do tempo operacional de 45%.

E a sua empresa quer fazer parte desses bons resultados também? Inscreva-se no 7º Prêmio de Sustentabilidade, mostre o seu projeto e participe.  As inscrições vão até o dia 30 de junho. Confira mais informações no site: http://setcesp.org.br/7premio/ .

 


voltar