Consórcio x Financiamento: qual a melhor opção para adquirir seu veículo de carga?
Compartilhe

As duas modalidades são excelentes alternativas para quem quer acrescentar mais um veículo à frota. O que muda são as condições para quem pretende adquirir o bem

A renovação da frota ou a expansão dos negócios são os motivos mais frequentes para a aquisição de um veículo de carga.

Dependendo da pretensão para o uso, o veículo pode ser novo ou seminovo. Assim também, como pode variar a forma para sua aquisição. Por se tratar de um bem de grande valor, essa compra, geralmente, é feita de forma parcelada.

O financiamento, por exemplo, é uma das modalidades mais utilizadas pelos brasileiros na hora de adquirir um veículo novo ou usado.

De maneira simples, ele funciona como um empréstimo em que o montante necessário para a compra do bem é cedido por uma instituição financeira, como cooperativas de crédito ou bancos. Por sua vez, o comprador se propõe a pagar parcelas mensais pré-definidas, que podem se estender por vários anos, acrescidas de juros.

A vantagem dessa modalidade consiste na agilidade para acesso ao bem. Mesmo que os trâmites de um financiamento costumem ser burocráticos, e avaliem fatores como renda do comprador e score, assim que aprovado, o comprador já sai em posse do veículo.

Já em comparação, no consórcio, a aquisição vem por sorteio, por lance ou no final do plano. Nesta modalidade, o interessado paga todo mês um percentual do produto que está sendo adquirido, e mesmo depois de contemplado, ele continua pagando as parcelas para que as outras pessoas do grupo possam ser contempladas também, e depois que todas forem contempladas, o grupo se encerra.

Desta forma, os especialistas acreditam que a grande diferença entre essas duas modalidades de aquisição é o tempo. O financiamento é para quem precisa de aquisição rápida do bem na hora, embora, as taxas de juros possam elevar o custo final do veículo a ser comprado. Já o consórcio pode ser considerado uma forma de aquisição a longo prazo, entretanto não há juros.

É possível encontrar diversas opções no mercado de financiamentos e de consórcios para veículos de carga. Só que é importante ficar atento e pesquisar qual das modalidades atendem o perfil da compra e cabem melhor no bolso.

Para facilitar sua procura, separamos duas instituições conceituadas no mercado, que você pode consultar:

Consórcio Maggi – No Consórcio Maggi você encontra toda a linha Caminhões e Ônibus Volkswagen e Man disponível para consórcio e possui grupos exclusivos para empresas associadas ao SETCESP com taxas ainda mais reduzidas.

Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados que oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros com condições especiais para transportadoras associadas ao SETCESP.

 


voltar