Compartilhe
14 de Dezembro de 2018 – 16h15 horas / Luiz Marins

Meu conselho é que você, ao participar de uma confraternização de sua empresa pare e pense bem o que irá fazer e como irá se comportar, pois já vi de tudo nessas confraternizações.

 

Quando digo que já vi de tudo, é isso mesmo! Já vi confraternizações maravilhosas, alegres, participativas, onde a palavra CONFRATERNIZAR honrou sua origem do latim – “comemorar, estar com irmãos”. Mas também já vi confraternizações que terminaram em pancadaria e horrores que não dá nem para descrever.

 

Assim, é preciso que a empresa pare e pense seriamente em como fazer uma confraternização que valha a pena. E é preciso que os colaboradores todos parem e pensem em como irão se comportar.

 

É bom lembrar que estamos vivendo tempos complexos onde, feliz ou infelizmente, o “politicamente correto” faz com que as pessoas tenham que se comportar com menos espontaneidade e liberdade. Brincadeiras, comentários, comportamentos que antes eram tolerados e até esperados numa confraternização, hoje podem gerar B.O. (Boletim de Ocorrência) em delegacias de polícia como já vi acontecer.

 

Assim, conheço muitas empresas que, com pesar, tiveram que proibir o tradicional “amigo secreto”. Numa das empresas que presto consultoria, um dos colaboradores foi alvo de brincadeiras secretas e denunciou ao Ministério Público-com sérias consequências para todas as partes.

 

Numa outra empresa, durante uma confraternização, um dos gerentes se embriagou e fez um discurso que gerou a demissão de oito pessoas, inclusive a dele, é claro.

 

Numa terceira empresa um grupo de colaboradores resolveu, de surpresa, fazer uma passeata LGBT e a polícia teve que ser chamada para conter a pancadaria.

 

E se querem saber outra que presenciei, foi numa confraternização, num clube à beira da piscina, quando um diretor (dos menos populares) foi jogado n’água com roupa e tudo e quase se afogou…. Não preciso contar as consequências!

 

Qual será a solução?

 

As confraternizações são necessárias e importantes para manter e aumentar o espírito de um time, portanto não creio que devamos acabar com as confraternizações, como muitas empresas têm decidido fazer. Mas acredito que tenhamos que pensar e planejar muito bem o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.