Compartilhe
03 de Setembro de 2018 – 08h56 horas / Luiz Marins

Estamos em plena Semana da Pátria e temos a obrigação de pensar seriamente em nosso País, em nossa Nação, em nossa Pátria.

 

Para pensarmos no Brasil como Pátria, temos que entender claramente o sentido de Pátria.

 

A palavra pátria, do latim patria, “terra natal”, sofreu tantos abusos ao longo da história que perdeu parte de sua força. A etimologia (origem) de Pátria nos leva, no fim das contas, à palavra pater, “pai”,

 

Assim, não podemos confundir Pátria com Governo.

 

O respeito ou amor à Pátria, não significa amor a este ou aquele governo. Os governos são transitórios (passam); a Pátria é permanente.

 

Assim, os símbolos da Pátria devem ser venerados e respeitados como referência ao local onde nascemos ou adotamos. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

 

O grande erro em que incorremos é confundir Pátria e governo e deixarmos de comemorar a nossa Pátria – o Brasil – em função de nossas desilusões com este ou aquele governo, que, repito, é passageiro e, que pela democracia, nós mesmos podemos mudar.

 

Neste ano teremos eleições para Presidente da República, para Governadores, 54 Senadores (dois em cada Estado) e 513 Deputados Federais, além dos Deputados Estaduais. Votar bem, com responsabilidade e consciência, é essencial para que possamos garantir que tenhamos bons governantes, pessoas que dignifiquem e honrem a nossa Pátria, cada qual em sua esfera de poder.

 

Se votarmos com base na emoção e não na razão, e não exigirmos dos eleitos o cumprimento de suas promessas de campanha, perderemos o direito de reclamar. O voto é a maior oportunidade que temos para mudar o que acreditamos que deva ser mudado. Não podemos brincar nessa hora ou nos eximir da responsabilidade que temos como cidadãos na democracia.

 

Lembre-se que o Brasil, merece o seu respeito e o seu amor, independentemente de qualquer governo de plantão. Afinal, esta é a sua Pátria seja por nascimento ou adoção.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.