Compartilhe
19 de Março de 2018 – 14h20 horas / CNT

Investir em reaproveitamento de água na lavagem de veículos representa uma grande economia para os transportadores e para o meio ambiente. Estudos realizados pela CNT mostram que a estimativa é que os sistemas de reuso já implantados nas empresas brasileiras conseguem economizar cerca de 32 milhões de litros de água a cada ciclo de lavagem de todos os veículos, o que corresponde a 50,6% do total de 63 milhões de litros gastos.

 

O presidente da Confederação, Clésio Andrade, destaca que os resultados obtidos hoje, com a implementação de sistemas para reaproveitados recursos hídricos, já têm sido muito positivos, e a proposta é estimular ainda mais os transportadores a adotarem medidas sustentáveis.

 

A CNT estima que os 32 milhões de litros por ciclo de lavagem economizados atualmente pelo setor correspondem a 63,3% do total de economia que seria possível (51 milhões de litros). Segundo ele, com a divulgação da sondagem, do manual e do simulador, “mais transportadores se qualificarão para reduzir o consumo de água, reforçando suas ações de sustentabilidade”, afirma Clésio Andrade.

 

A Sondagem mostrou que, em média, 49% dos transportadores entrevistados possuem tratamento de água e reutilizam o recurso. Entre aquelas que não têm sistemas, a maioria (58%) tem interesse em implementá-los. No levantamento, 80,9% dos entrevistados disseram adotar ações de combate ao desperdício de água.

 

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, destaca que grande parte dos transportadores entrevistados (43,0%) também possui sistemas de gestão ambiental implementados nas garagens. “Esses sistemas mostram o interesse em práticas sustentáveis. Além do gerenciamento dos recursos hídricos, elas estão desenvolvendo a gestão de combustível, energia, resíduos, entre outras medidas que trazem ganhos socioambientais e econômicos”. Entre os transportadores que não possuem esses sistemas de gestão ambiental, 59,3% afirmaram que pretendem adotá-los.

 

De acordo com a CNT o tempo de retorno do investimento nesses sistemas é relativamente baixo e, depois de pago, o benefício é permanente.

 

Acesse o Manual CNT de Gestão Hídrica.

 

Acesse o Simulador de Reúso da Água.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.