Compartilhe
27 de Fevereiro de 2018 – 14h32 horas / Scania

Atenta às tendências globais de utilização da conectividade e foco em eficiência, a Scania, marca líder na transição para um transporte sustentável, faz um balanço positivo dos primeiros meses de operação do Plano de Manutenção Flexível. Desde o lançamento, em outubro de 2017, foram mais de 1.000 contratos negociados em quatro meses.

 

O serviço com uso inteligente de dados é algo inédito no mercado nacional. O lançamento da Scania apresentou ao transportador uma solução inovadora para fazer a gestão de sua frota, a fim de encontrar alternativas cada vez mais rentáveis para o negócio. A previsão da Scania é que a Manutenção com Planos Flexíveis já represente mais de 50% das vendas de Programas de Manutenção no país até o final de 2018.

 

“Confiamos na eficácia deste produto, pois sabemos que essa preocupação com cada detalhe da operação dos clientes é uma exclusividade da Scania. Colocamos o mercado de transporte nacional no patamar de personalização da operação, ou seja, conseguimos oferecer serviços individualizados e com pagamento variável de acordo com a necessidade de cada caminhão de cada frota. Antes ninguém tinha pensado nisso”, esclarece Gustavo Andrade, gerente do portfólio de Serviços.

 

A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança do plano de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas. Com pouco mais de um ano de operação, a Scania já chega a marca de 8 mil veículos conectados em todo o Brasil. Este posicionamento é uma quebra de paradigma no mercado de transportes nacional, e continuará na estratégia da fabricante em 2018, com as demais ferramentas dos Serviços Conectados.

 

“Colocamos as prioridades dos clientes junto com as nossas. Conseguimos oferecer um pacote de soluções que traz resultados imediatos e reais, como a redução do tempo de parada na oficina, menos emissão de CO2 e o próprio custo da manutenção. Em complemento, o cliente passa a ter uma mensalidade variável, pagando apenas pela quilometragem que rodar. O futuro sustentável já começou”, explica Andrade.

 

Redução de custos no bolso do cliente

O novo sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre a transportadora e a rede de concessionárias, resultando em mais assertividade e previsibilidade da operação.

 

Um dos grandes diferenciais do Programa Scania com Planos Flexíveis em relação aos programas tradicionais é saber o momento exato da parada preventiva, assim como o conteúdo exato da revisão conforme a operação de cada caminhão. Com essa previsibilidade, as manutenções passam a acontecer no momento correto, reduzindo em até 75% o tempo do veículo na oficina. Outro benefício desse adiantamento de informações está no custo da manutenção, que reduz em até 16%.

 

Cobrança justa com condução que faz a diferença

O transportador que aderir ao Plano de Manutenção Flexível contará também com alguns diferenciais no contrato, que nesta modalidade é sem período de vigência. Um deles é o formato de pagamento. A mensalidade passará a acontecer de acordo com a quilometragem do veículo, sem parcela fixa, que muitas vezes onera a transportadora. Caso o caminhão passe um período parado, não haverá custo neste intervalo.

 

Outra vantagem é que a quilometragem passa a estar conectada ao consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação. Ou seja, os veículos que consumirem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. Dessa forma, a boa performance e a condução do motorista passam a fazer ainda mais diferença, sendo um fator crucial para a redução do valor mensal.

 

Para auxiliar o transportador a atingir a excelência nas faixas mínimas de consumo, a área de Serviços Scania oferece um programa de condução econômica personalizado para os motoristas, chamado Driver Services.

 

Vantagens da Manutenção Scania com Planos Flexíveis

• A manutenção é totalmente customizada para cada veículo individualmente;
• Redução de até 16% no custo de manutenção;
• Cobrança por quilometragem: se não rodou, não paga;
• Cobrança de acordo com faixas de consumo de combustível: se consumiu menos, paga menos;
• O plano Standard funciona por adesão, com assinatura sem validade;

 

Facilidade e agilidade na rede

O Programa com Planos Flexíveis permite à Casa Scania e aos clientes receberem antecipadamente as informações sobre a data sugerida de atendimento e quais serviços serão necessários. Com essa agilidade, a parada se torna customizada para o cliente e a concessionária passa a otimizar a operação na oficina com um planejamento ativo do controle dos agendamentos, entrada e saída dos caminhões, avaliação da utilização das peças, mais eficiência na seleção do time de mecânicos, para determinado atendimento, e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. Essa programação reduz em até 75% o tempo na oficina, em comparação aos veículos com paradas não planejadas.


voltar