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07 de Fevereiro de 2018 – 16h47 horas / Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz inicia o ano de 2018 movimentando de forma expressiva o mercado de caminhões, ônibus e comerciais leves. A marca negociou mais de 6.200 veículos comerciais entre dezembro e janeiro, que serão entregues aos clientes ao longo deste ano.

 

“Começamos muito bem 2018, ano que já está sinalizando a retomada do crescimento da economia, o que traz reflexos positivos ao mercado de caminhões, ônibus e comerciais leves”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

De acordo com o executivo, esses negócios reafirmam a aprovação do mercado na qualidade e eficiência proporcionados pelos veículos comerciais da marca. “Isso nos motiva a continuar perseguindo o mote ‘As Estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’, entregando ao cliente o produto por ele desejado, atendendo suas expectativas de rentabilidade, conforto e segurança”, afirma Leoncini. “Essa preferência, aliás, nos dá a liderança de mercado em veículos comerciais no país”.

 

Renovações de frotas movimentam o mercado de caminhões

Entre dezembro e janeiro, a Mercedes-Benz realizou negócios envolvendo 1.073 caminhões. “As empresas de transporte estão renovando suas frotas para atender ao crescimento da demanda com eficiência e rentabilidade. Isso é muito evidente em segmentos, como agronegócio, logística, transporte de combustíveis e químico, mineração e madeira”, diz Leoncini. “Para 2018, projetamos um crescimento de vendas de caminhões em torno de 30%”.

 

Em janeiro, a Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, negociou 533 caminhões extrapesados Mercedes-Benz: 300 Actros para transporte de combustível na Divisão Shell e 233 Axor para operações fora de estrada. Isso significa 1.057 extrapesados da marca vendidos para operações na Raízen em apenas seis meses, uma vez que a companhia havia adquirido 524 unidades em julho de 2017.

 

Já a D’Granel Transportes fechou 100 extrapesados em janeiro, sendo 86 Axor e 14 Actros para o transporte de granéis sólidos para siderurgia, cimenteiras, mineradoras e celulose, com operações no Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

 

Também em janeiro, a Mercedes-Benz negociou 80 caminhões Axor para a Expresso Nepomuceno, que serão destinados ao transporte de cana-de-açúcar e madeira em várias regiões do Brasil. Somam-se ainda 110 extrapesados para diferentes aplicações: 52 Actros para transporte de combustível (Transjordano), 35 Actros para transporte logístico (Log Brasil) e 23 Axor para operações de cana-de-açúcar (Breda).

 

Em dezembro de 2017, foram 150 Actros para a Transoeste realizar o transporte de grãos no Centro-Oeste (negociações realizadas com o envolvimento da unidade de seminovos SelecTrucks) e 100 Actros para renovação de frota da Transportadora Risa, maior produtora de soja na nova fronteira do Nordeste.

 

O caminhão extrapesado Actros, top de linha da Mercedes-Benz, foi um grande destaque de vendas ao longo de 2017. Foram emplacadas 1.498 unidades, entre modelos on e off-road, o que significa um aumento de aproximadamente 66% sobre o ano anterior. Considerando apenas os Actros rodoviários, o crescimento de vendas foi superior a 70%.

 

Segmento de ônibus é aquecido por escolares, urbanos e rodoviários

“As licitações do transporte escolar e as renovações nos segmentos urbano e rodoviário estão puxando as vendas de ônibus no País”, informa Leoncini. “Somente nos dois últimos meses, negociamos 3.985 chassis de ônibus para diferentes empresas e para o programa Caminho da Escola do FNDE. Esses veículos serão emplacados ao longo de 2018. Com isso, temos a expectativa de aumentar em 15% nossas vendas no segmento de ônibus este ano”.

 

Entre os grandes negócios de ônibus fechados neste mês de janeiro está a negociação de 1.600 micro-ônibus para o Governo Federal. A Mercedes-Benz venceu a licitação do programa Caminho da Escola do FNDE e os veículos serão distribuídos a municípios em todo o Brasil.

 

Para renovação de frota das empresas de transporte urbano de passageiros, foram negociados, em janeiro, 480 chassis de ônibus da marca, sendo 300 para operações em diversas cidades de São Paulo e 180 para Recife, Pernambuco.

 

No mês de dezembro, a Mercedes-Benz também fechou outros importantes negócios, como os 1.000 ônibus, entre urbanos e rodoviários, para a renovação de frota do Grupo Constantino. Além desse volume, a marca venceu a licitação de 905 micro-ônibus para a Secretaria da Saúde do Estado Minas Gerais, com as prefeituras podendo adquirir seus veículos até o fim deste ano.

 

Vans e furgões Sprinter ganham destaque no mercado

A Mercedes-Benz negociou 1.154 veículos da linha Sprinter, entre vans de passageiros e furgões, para implementação de ambulâncias e transporte de pessoas. “Esse resultado amplia nossa participação de mercado, com os furgões e chassis respondendo especialmente ao aumento de demanda do e-commerce, varejo e licitações na área de atendimento da saúde, além de identificarmos também um crescimento de demanda para transporte de passageiros, especialmente em lotação, fretamento, turismo e escolar”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Além de retomar a liderança de mercado em 2017 no segmento de comerciais leves (3,5 a 5 toneladas), com 36,7% de participação e 6.327 unidades emplacadas ao longo do ano, a Mercedes-Benz foi a única marca entre os principais concorrentes a registrar crescimento no volume de vendas em relação ao ano anterior, 31% a mais, enquanto o mercado como um todo teve queda de 5%. “Em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 21 pontos percentuais, saltando de 14,9% em 2012 para 36,7% em 2017. Para este ano, nosso objetivo é aumentar nossas vendas em 15%, incrementando ações focadas nos clientes, como a revisão com preço fixo declarado e os planos de manutenção específicos para os veículos Sprinter, além de continuarmos investindo nos nossos Van Centers e Centros Especializados em nossa Rede para esse segmento”.

 

Entre as 1.154 unidades Sprinter para entrega em 2018, 579 vans referem-se à licitação para a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais em todo o Estado. Também neste ano, 575 furgões ambulâncias serão destinados a todo o País pelo SAMU. Esse lote faz parte do volume de 800 furgões, que serão transformados em UTI móveis, sendo que a entrega de 225 unidades aconteceu em outubro de 2017.

 

1.000 Planos de Manutenção e Fleetboard

Entre os negócios concluídos pela Mercedes-Benz neste início de ano, destaca-se ainda a venda de 819 Planos de Manutenção e Fleetboard para a Raízen, 109 para caminhões Axor e Actros da Transgrãos e 100 para a Transportadora Risa, totalizando mais de 1.000 Planos de Manutenção e Fleetboard comercializados.
“Além de otimizar os custos operacionais para as empresas, esses serviços contribuem com a modernização da gestão de frota das companhias, que podem se concentrar em sua atividade, deixando os cuidados da frota com a Mercedes-Benz e seus concessionários”, destaca Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

 

O executivo destaca novidades específicas para o segmento de ônibus que chegam ao mercado em 2018. Os consultores de peças, por exemplo, estarão cada vez mais presentes nas operações dos clientes, propondo novas soluções para as suas necessidades. E em parceria com a Rede de Concessionários, uma equipe da fábrica irá trabalhar dentro da operação das empresas de transporte de passageiros, a fim de analisar dificuldades e propor soluções, melhorando assim seus indicadores e a disponibilidade dos veículos.

 

Silvio Renan informa ainda que, no primeiro trimestre de 2018, os clientes da marca passam a contar com o programa de fidelidade e recompensas de fábrica. Inédito no segmento e de abrangência nacional, o programa – que é uma ampliação do App Mercedeiros de Verdade com mais de 30.000 downloads – traz vantagens e recompensas aos participantes, sejam os proprietários dos veículos, motoristas ou outros públicos que estão próximos da marca no dia a dia.

 

“A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e cada vez melhores para os clientes”, afirma Silvio Renan. “Para tanto, queremos sempre estar junto deles, conhecer a realidade de suas operações e necessidades e ouvir o que têm a nos dizer. Isso nos permite desenvolver produtos e serviços cada vez mais eficientes, que tragam economia, redução de custos operacionais e produtividade, com a rentabilidade desejada e a qualidade e a segurança da nossa marca. Entre os destaques estão a Oficina de Alta Performance, os Serviços Dedicados e os kits de peças genuínas por segmento”.


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