Compartilhe
31 de Janeiro de 2018 – 05h28 horas / Fecomercio

Após turbulências políticas e projeções pouco animadoras para o mercado, o ano de 2017 mostrou ser o começo da recuperação econômica brasileira. Foi também o ano em que o e-commerce saiu da crise. Isso tudo depois de um 2016 marcado pelos fechamentos de lojas e de 182 mil postos de trabalho.

 

Nos últimos meses, os indicadores de confiança do consumidor e dos empresários produzidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicaram sinais positivos em relação às taxas de emprego, à produção nacional e ao consumo das famílias. A Entidade estima que o país cresça em torno de 3% neste ano.

 

O movimento de recuperação é resultado de medidas político-econômicas. No primeiro semestre, por exemplo, o governo federal anunciou a liberação de R$ 44 bilhões das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O volume destinado a 25,9 milhões de trabalhadores serviu para o pagamento de dívidas e para a compra de produtos.

 

Em 2017 o e-commerce cresceu 10%, com volume de vendas estimado em R$ 49 bilhões. Para este ano, o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, acredita que o segmento tenha resultados mais significativos, entre 12% e 15%.

 

Para 2018, a consultoria Tendências estima inflação de 4,1% e estabilidade na taxa Selic, a partir de fevereiro, em 6,75%. “Os juros ao consumidor tendem a ficar mais baratos, e o risco de crédito deverá cair, o que será positivo para o comércio”, afirma o consultor João Morais.

 

A estabilidade da economia trará reflexos aos shopping centers, principalmente os inaugurados entre 2014 e 2015, que foram mais impactados pela crise e ainda hoje estão com baixos níveis de ocupação.

 

A recém-aprovada lei da Reforma Trabalhista também deve apresentar no comércio efeitos em curto prazo. Entre as mudanças esperadas com a nova lei está a facilitação na contratação. O aumento no emprego é um dos principais fatores para aquecer a economia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.