Compartilhe
05 de Junho de 2017 – 01h50 horas / FECOMERCIOSP

O primeiro resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, após oito quedas consecutivas, demonstra que os sinais de recuperação da economia vão se confirmando. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apesar de o PIB do primeiro trimestre de 2017 ter caído 0,4% em relação ao mesmo período de 2016, a elevação de 1% sobre o trimestre anterior superou um pouco o que era projetado no começo do ano.

 

De acordo com a Entidade, apesar de não ser um número para se comemorar, a queda de 0,4% é um alento em relação à média de 2016, que começou com queda de 5,4%, passando para -3,6%, -2,9% e -2,5%. Além da evidente trajetória positiva, o ritmo da recuperação se acelerou do final do ano passado para o começo deste ano.

 

O resultado foi puxado pelo Setor Externo (exportações e importações), especificamente pelo Agronegócio, com alta de 15,2%. Na avaliação da Entidade, esses dados mostram que o Brasil permanece com os mesmos gargalos de produção e estrutura produtiva de décadas, dependendo fortemente desses dois setores, ainda que tenha um mercado consumidor potencial gigantesco. A FecomercioSP acredita, porém, que esse desempenho certamente vai se espalhar gradativamente pelo resto da economia, mas a retomada é, por si só, um processo lento e gradual de difusão entre setores.

 

Sob a ótica da demanda, o consumo das Famílias ainda está caindo em relação ao ano passado (-1,9%), assim como o do Governo (-1,3%). Na avaliação da FecomercioSP, a redução da participação do Governo na economia é uma boa notícia porque abre espaço para o investimento do setor privado. A Entidade pondera que a queda de 3,7% na Formação Bruta de Capital Fixo (investimento) em relação ao mesmo período de 2016 retarda a retomada da economia, embora os índices estejam melhorando em relação ao ano passado. Em igual período de 2016, a queda foi de 17,3%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.