Compartilhe
22 de Maio de 2017 – 04h53 horas / G1 – Espírito Santo

Cerca de dois mil caminhões e carretas estão parados por falta de serviço no Espírito Santo, segundo o Sindicato das Empresas de Cargas e Logística. Em consequência, 600 caminhoneiros já foram demitidos.

 

O pátio de uma transportadora em Iconha, no Sul do estado, que era para estar vazio, conta com 15 caminhões estacionados, dos 50 que a empresa tem.
“É muito triste. A situação é essa aqui. Falta de serviço não tem preço e a situação está precária”, disse o motorista Pedro Paulo Rangel.

 

Da frota da transportadora, dois caminhões já foram vendidos e, se a situação continuar do mesmo jeito, o número de funcionários da empresa também vai ter que ser reduzido. “Do jeito que está indo, vai ter que demitir mesmo”, falou o condutor.

 

Pedro Paulo contou que, mesmo ainda empregado, tem medo de demissão. Antigamente, ele ficava dois dias parado, em casa. Hoje, chega a ficar 15 dias sem trabalho.

 

Segundo o presidente da Associação dos Caminhoneiros do Sul do estado (Ascames), João Neto, o movimento caiu 50% no município de Iconha. “O mercado brasileiro não está tendo produtividade. Aqui, passava muita carga da Petrobras, mas está tudo devagar, atrapalha a economia do município”, destacou.
Além do preço do frete desatualizado, a R$ 2,10 por quilômetro, e o preço do diesel em alta, hoje, os caminhoneiros começam a pagar a mais pelo pedágio na BR-101, que teve o valor reajustado.

 

O motorista Jone do Nascimento é autônomo e, para ele, está cada vez mais difícil seguir na profissão. Dos quatro fretes que fazia por mês, hoje, só faz a metade, sem contar com a defasagem do preço. “O frete vai lá embaixo e, com o preço do diesel, gasta tudo aí”, destacou.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.