Narciso Figuerôa Junior participa de Audiência Pública sobre a Reforma Trabalhista em Curitiba
Compartilhe
11 de Abril de 2017 – 05h43 horas / NTC&Logística

Na tarde desta segunda-feira (10), o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Fiquerôa Junior, participou de audiência pública sobre a reforma trabalhista, em Curitiba/PR, na sede do SINDUSCON-PR, realizada pelo G7- Grupo formado pelas maiores instituições do setor produtivo do Estado do Paraná, com a presença do Deputado Federal Rogério Marinho (PSDB/RN), presidente da Comissão Especial da Reforma Trabalhista e de vários outros parlamentares.

 

O deputado Marinho falou sobre o encaminhamento da reforma trabalhista que teve 16 audiências públicas, onde todos os setores da sociedade foram ouvidos e foram colhidas várias sugestões para elaboração do relatório final.


Foram 45 dias de muito trabalho e 842 emendas recebias ao PL 6787/17, o terceiro Projeto de Lei que mais recebeu emendas na história do Congresso Nacional. Marinho fez um diagnóstico da mais grave crise econômica que passa o País nos últimos 116 anos. Afirmou que o País possui um passivo oculto em relação aos processos trabalhistas, havendo judicialização excessiva e a regulamentação da representação dos trabalhadores no local de trabalho será o primeiro passo para mudar esse quadro. Disse, também, que a CLT, com seus 922 artigos contra 27 do Código trabalhista alemão, milhares de súmulas, orientações jurisprudenciais e precedentes do TST, é uma demonstração de que há um excesso de legislação e de jurisprudência trabalhista Brasil.


Afirmou que temos um número elevado de sindicatos, em torno de 17.000, enquanto a Argentina tem 100 e a Alemanha apenas 8. Defendeu o fim da contribuição sindical como forma de reduzir o elevado número de sindicatos sem representatividade. Disse que não está a serviço do empresariado e sim do País e acredita que a reforma será boa para a sociedade, incluindo empresários e trabalhadores.


O presidente da FECOMERCIO-PR, coordenador do G-7, leu um documento que foi entregue ao Deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), apoiando o PL 6787 e enfatizando a necessidade de valorização da negociação coletiva.


Narciso Figueirôa Junior estava presente representando o presidente da FETRANSPAR – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sérgio Malucelli, entidade que também integra o G-7. Em sua manifestação, reiterou os principais pontos das 27 Emendas ao PL 6787 já apresentadas pelo TRC, demonstrando a necessidade da reforma também criar mecanismos processuais para que as decisões da Justiça do Trabalho tenham mais segurança jurídica. Fez também uma defesa das Leis 7.290/84, 11.442/2007 e artigo 733 do Código Civil e da legalidade da subcontratação transporte a frete entre Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e entre essas e o Transportador Autônomo de Cargas (TAC). Aproveitou para parabenizar o G7 pela realização da audiência pública e o Deputado Rogério Marinho pelo trabalho como relator de tão importante Comissão da Câmara dos Deputados.


A audiência pública contou com a presença de vários deputados federais do Paraná, empresários, líderes sindicais patronais e de trabalhadores, advogados e representantes da sociedade civil.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.