Compartilhe
08 de Fevereiro de 2017 – 03h57 horas / CNT

A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) lançou, como parte das comemorações do aniversário de 125 anos do Porto de Santos, o projeto para construção do Cicop (Centro Integrado de Comando Operacional). A estrutura será implantada entre as instalações do Corredor de Exportações de Grãos, na Ponta da Praia, e o Terminal Pesqueiro Público de Santos.

 

No Cicop atuarão, em conjunto, diversos órgãos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Portuária e Base do Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos, Guarda Municipal, Polícia Federal, Exército e Marinha. A edificação será uma torre de 125 metros e terá, também, um espaço-mirante, de uso turístico, com implantação de elevador panorâmico. Conforme a Codesp, o principal objetivo do projeto é que a torre fique em ponto elevado, às margens do estuário, a fim de proporcionar a máxima varredura visual possível.

 

O Porto de Santos também está aprimorando o controle de tráfego de embarcações, com um novo sistema que tecnológico que tornará mais eficiente a gestão do canal de navegação para acesso ao complexo portuário. Dez funcionários já atuam no CCVTMIS (Centro de Controle de Tráfego de Embarcações). Isso deve aumentar a segurança, melhorar a logística, aumentar a produtividade, além de fortalecer a defesa do meio ambiente marinho, por meio de monitoramento de efluentes e das variáveis ambientais, como marés, direção dos ventos e dados das águas do estuário.

 

Dragagem

 

Além disso, foi assinado o contrato para a realização da dragagem do Porto de Santos. A obra, no valor de R$ 369 milhões, viabilizará o aumento do calado dos canais de acesso, das bacias de evolução e dos berços de atracação do terminal santista. Isso deve aumentar a segurança da navegação.

 

A empresa responsável pelas obras a Van Oord. Ela terá 17 meses para conclusão dos serviços, divididos em 6 meses para apresentação do projeto básico e 11 para execução.
Estima-se que a cada centímetro de ganho de profundidade será ampliada a capacidade das embarcações em até oito contêineres – média de 100 toneladas.

 

Porto de Santos

 

Inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, o Porto de Santos é, hoje, o maior porto organizado (porto público) do Brasil. Por ele passa um terço dos produtos movimentados no Brasil. Em 2016, 113,8 milhões de toneladas passaram pelo porto: as importações registraram volume de 32,4 milhões de toneladas; já as exportações acumularam 81,4 milhões de toneladas no período. No total, ocorreram 4.723 atracações no ano de 2016.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.