A Diretoria de Especialidade de Seguros do SETCESP Alerta!
Compartilhe
07 de Dezembro de 2016 – 05h02 horas / Marcelo Rodrigues

A informação no CT-e sobre o nome da empresa de seguro, o número da apólice e da averbação, existe há tempos, entretanto, com a edição norma técnica de emissão do MDF-e que entrará em vigor em 12/12/2016, tais informações passarão a ser obrigatórias, vide o que prevê a Nota Técnica 2016/002 do ENCAT. É de se presumir que as empresas que operam suas cargas com apólice de seguros de RCTR-C estipuladas terão que rever suas condições tanto na emissão da apólice como na operação da mesma.

 

No caso da estipulação de RCTR-C, os embarcadores que estipulam esta apólice de RCTR-C em nome do transportador e não entregam a este o modelo de operação da apólice, terão problemas se não informarem o número de averbação de cada embarque ao transportador, ou seja, quando o embarcador for o responsável em averbar a carga onde a responsabilidade deveria ser do transportador.

 

Onde houver casos em que os transportadores não tenham acesso as averbações feitas pelos embarcadores e por consequência não tiverem o número desta averbação isso travará a emissão do MDF-e, não sendo possível assim que os veículos saiam de suas operações por falta de documento fiscal obrigatório incorrendo em ato fora da legislação vigente, e ainda mais não haverá cobertura securitária sobre a apólice de RCTR-C uma vez que está em transito sem o devido documento fiscal.

 

Clique aqui e veja a norma completa, à pág. 41/regra G84 trata do assunto.

 

Será este o “Fim” do seguro por estipulação?

 

Marcelo Rodrigues
Diretor de Especialidade de Seguros do SETCESP.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.