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23 de Setembro de 2016 – 05h18 horas / DNIT

No segundo dia dos eventos conjugados da área de rodovias, pavimentação, tecnologia, trânsito e mobilidade, realizado em Brasília, o DNIT participou da mesa redonda intitulada “Sustentabilidade x Pesagem nas Rodovias”, que teve como moderador o Diretor Executivo da Autarquia, Halpher Luiggi. “A pesagem com sustentabilidade é um tema importante, presente na vida das rodovias federais”, destacou. O processo de verificação de peso nas rodovias federais se iniciou em 1979, em Foz do Iguaçu, no Paraná, com a instalação do primeiro posto de pesagem de veículos, lembrou o diretor.

 

Durante esta mesa de discussões, o engenheiro civil Leonardo Silva Rodrigues, coordenador de operações da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias do DNIT, apresentou o Programa de Pesagem nas Rodovias Federais. O conteúdo abordou o histórico da pesagem no Brasil; a evolução do processo de pesagem; os modelos de operação até então utilizados pelo DNIT nos pontos de pesagem veicular; o novo conceito de fiscalização que vem sendo discutido na autarquia; a alteração das legislações referentes à pesagem que contribuíram para a implantação desse novo conceito e a contratação dos anteprojetos e as implementações futuras.

 

Em seguida, o engenheiro civil, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos de Pesagem do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LABTRANS/UFSC), Gustavo Garcia Otto, apresentou os Estudos de Deterioração nos Pavimentos. O trabalho trata dos danos causados ao pavimento pelas cargas rolantes e que são agravados pela prática do transporte de cargas e passageiros com excesso de peso. A análise leva em conta os esforços gerados em uma estrutura rodoviária de múltiplas camadas e medidos por instrumentos, a fim de estudar os efeitos da carga e do ambiente. Os diagnósticos levam em conta observações laboratoriais e de campo, em pista de testes projetada com os devidos sistemas e conjuntos de sensores que avaliam a carga em movimento e o comportamento mecânico do pavimento asfáltico.

 

Após as apresentações, Halpher Luiggi abriu o debate aos participantes. “O espaço de discussão com o público aqui presente permite que a gente possa debater esse assunto e enriquecer ainda mais as soluções e perspectivas no sistema de pesagem em nível federal”, ressaltou o diretor. Os dois palestrantes responderam a dúvidas sobre procedimentos de medição da pesagem e parâmetros técnicos envolvendo, por exemplo, a fadiga do pavimento, entre outras questões.


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