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15 de Agosto de 2016 – 03h47 horas / DNIT

O DNIT retomou, na sexta-feira (12/8), as obras de duplicação da BR-290/RS, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O empreendimento tem de 115,7 quilômetros de extensão e está dividido em quatro lotes construtivos. O investimento inicial é de R$ 583 milhões. O prazo de conclusão de todo o empreendimento é de cerca de 1.230 dias.

 

O Lote 2, localizado entre os km 142 e km 172 da rodovia, será o primeiro a remobilizar sua equipe e retomar os trabalhos. Durante este mês de agosto, o consórcio responsável pelo Lote 4, também irá executar os serviços entre os km 199,3 ao km 228. Já os lotes 1 (do km 112,3 ao km 142) e 3 (do km 172 ao 199) aguardam licenças da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para iniciarem a duplicação.

 

Lote 01
Segmento – km 112,3 – km 142
Extensão – 29,7 km
Melhorias
:

 

Interseção BR 290/BR 116 (km 112,3) – Duplicação Viaduto;
Rótula de Acesso a Guaíba City (km 112,1);
Interseção BR 290/RS 401 (km 130,5) – Viaduto sobre a BR 290;
Ponte sobre o Arroio Divisa (km133,4);
Retornos nos km113,4, km116,5, km129,3, km135,8 e no km141,3.

 

Lote 02
Segmento – km 142 – km 172,08
Extensão – 30,08 km
Melhorias:

 

Acesso a Via Municipal de Eldorado do Sul (km 142,3);
Viaduto transversal (km 144,1);
Viaduto e Acesso Bairro Parque Eldorado (km 145,1);
Viaduto transversal (acesso à UFRGS) (km 146,7);
Ponte sobre o Arroio Calombos A (km 148,5);
Ponte sobre o Arroio Calombos B (km 148,7);
Acesso à Mina (km 149,7);
Ponte sobre o Arroio dos Ratos A (km 150,2);
Ponte sobre o Arroio dos Ratos B (km 150,3);
Ponte sobre o Arroio dos Ratos C (km 150,5);
Ponte sobre o Arroio dos Ratos D (km 150,6);
Viaduto de Acesso a Arroio dos Ratos (km 151,6);
Viaduto de Acesso ao Distrito Industrial (km 153,2);
Retorno Tipo em Nível (km 157);
Entr. RST-470 (km 162,1) (Acesso a Barão do Triunfo);
Retorno Tipo em Nível (km 167,3);
Acesso a Mineradora Copelmi (km 168,5);
Acesso a Fagundes Engenharia e Mineração (km 171,3).

 

Lote 03
Segmento – km 172 – km 199,03
Extensão – 27,03 km
Melhorias:

 

Acesso principal à Butiá, Martinzinho – Implantação de Viaduto (km 174,2);
Passagem Inferior de acesso secundário à Butiá, Vila Charrua e Julieta (km 176,2);
Passagem Inferior de acesso a Copelmi Mineração (km 178,5);
Passagem Inferior (travessia exclusiva) Mina de Carvão (km 180);
Passagem Inferior de acesso a Minas do Leão (km 183);
Retornos operacionais nos km 180,5, km181,7, km185,8, km192,3, km195,8 e km198,3;
Passarelas nos km 175,7, km 182,3, km 182,7;
Ponte Sobre o arroio Taquara (km 182,3);
Ponte sobre o Rio Francisquinho (km 193).]

 

Lote 04
Segmento – km 199,3 – km 228
Extensão – 28,7 km
Melhorias:

 

Retorno Tipo em Nível (km 201,3) (deslocado do km 202,3 para melhorar a visibilidade e diminuir o impacto ambiental);
Retorno Tipo em Nível (km 205,7);
Ponte sobre o Rio Capivari (km 207,5)
Rótula de acesso à Fundação GAIA com retorno para os dois fluxos de tráfego e novo Posto da Polícia Rodoviária Federal (km 211,4);
Viaduto sobre a BR 290/RS e Trevo completo de acesso à RSC 471 (km 214,1);
Viaduto longitudinal sobre rótula (km 215,6);
Passarela (km 216,2);
Retorno desencontrado para os dois fluxos de tráfego e acesso ao Centro de Remates (km 217,9 e km 218,6);
Retorno Tipo Em Nível (km 220,3);
Ponte sobre o Rio Tabatingai (km 222,6);
Acesso à Vila Batinga (km 223,2) – Retorno parcial destinado ao fluxo direito Porto Alegre – Uruguaiana;
Retorno Tipo em Nível (km 226,7).


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