Compartilhe
10 de Agosto de 2016 – 04h22 horas / G1

O número de furtos de caminhões em Paulínia (SP) aumentou 10% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP). Já o número de roubo de cargas aumentou em 80%. Vítimas chegaram a alugar um helicóptero para rastrear veículo e carga furtados há cerca de dez dias.

 

Uma quadrilha especializada neste tipo de crime está sendo investigada. Os policiais querem saber o destino das cargas para auxiliar nas investigações. Uma região da cidade, localizada perto de grandes empresas, é um dos pontos onde ocorre a maioria dos casos, segundo as vítimas.

 

Almoço

 

O crescimento desse número de ocorrências policiais mudou o comportamento dos motoristas, que tiveram que alterar a rotina até na hora do almoço. É na hora da alimentação que os criminosos aproveitam para furtar os veículos, já que os motoristas estão distraídos.

 

Uma das formas encontradas pelos condutores é almoçar ao lado do veículo, improvisando cozinhas.


"Tem que ter um amigo dando uma olhada para um e o outro almoçar. Tem que cuidar um do outro", afirma o motorista Gilmar da Silva.

 

Outra estratégia é não ficar muito tempo parado esperando carga, e só chegar à cidade horas antes da viagem começar.

 

Um motorista disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que descarregou uma carga no Porto de Santos na sexta-feira (5), mas só voltou para Paulínia na segunda-feira (8). O objetivo desta manobra era não ficar muito tempo parado na cidade onde os veículos estão sendo furtados.

 

Segundo a Polícia Civil, foram registrados três furtos em 5 dias, o que não é muito comum na região. “Tem amigo meu da empresa onde eu trabalho que já foi assaltado", revela um motorista que pediu para não ser identificado.

 

Procura por helicóptero

 

O grande número de roubos têm feito com que as empresas contratem até helicóptero para tentar reaver carga e veículo.

 

"O pessoal que foi furtado (há cerca de 10 dias) contratou até helicóptero e andaram tudo na região e não acharam", disse o embarcador Douglas Berlato.

 

A Polícia Militar afirma que faz o patrulhamento no local com quatro viaturas. A Guarda Municipal informou que faz rondas constantes por toda a região do bairro de Betel. Uma unidade móvel fica fixa no local, pois a distância do centro da cidade é grande. A Guarda manterá o patrulhamento. A corporação informou que de janeiro a julho deste ano, a Guarda averiguou 108 veículos e 42 pessoas na região. Fez ainda operações de bloqueio, 15 operações de saturação e atendeu 207 chamados específicos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.