PIB do 1º trimestre cai 0,3%, aponta IBGE
Compartilhe
01 de Junho de 2016 – 05h06 horas / O Estado de São Paulo

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2015, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a quinta queda consecutiva na comparação trimestral, mas o recuo foi menos intenso do que no fim do ano passado, quando o PIB caiu 1,3%. O recuo foi generalizado entre as três atividades e foi puxado pela indústria, que recuou 1,2%. A agricultura encolheu 0,3% e os serviços caíram 0,2%.

 

O resultado veio exatamente no teto do intervalo das estimativas dos analistas de 51 instituições consultados pelo AE Projeções, que esperavam retração entre 1,80% e 0,30%, que resultou em mediana negativa de 0,80%.

 

Com a piora do mercado de trabalho, o consumo das famílias voltou a piorar e caiu 1,7%, depois de variação negativa de 1,3% no quarto trimestre do ano passado.

 

Por sua vez, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que reflete os investimentos, amargou perdas de 2,7%, a oitava queda consecutiva na comparação trimestral.

 

Já as exportações de bens foram a única contribuição positiva e cresceram 6,5% no primeiro trimestre.

 

Ainda segundo o instituto, o PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 1,473 trilhão.

 

Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) havia recuado 3,8%, na pior recessão em 25 anos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.