Compartilhe
19 de Abril de 2016 – 07h12 horas / DCI

O vice-presidente administrativo da Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC), Darci Piana, estima que o comércio nacional tenha uma nova queda de vendas neste ano ante 2015. "No ano passado, na comparação com 2014, as vendas recuaram 9%. Neste primeiro trimestre, houve queda de 4% e a tendência é cair mais. Para 2016, acho que teremos uma retração de 8% a 9%, com acréscimo de juros e de inadimplência", disse.


Ele destacou a queda do desempenho das vendas dos segmentos de farmácia e supermercados. "O movimento só mostra que o poder de compra do consumidor está sendo corroído pela inflação alta, endividamento e pela deterioração do mercado de trabalho", afirmou.


Piana, que também é presidente da FecomercioPR, afirmou que a crise política, econômica e de ética tem trazido dificuldades enormes para o comércio, principalmente de "esperança" da recuperação de um equilíbrio na economia. "O impeachment para gente é esperança para se renovar a economia por meio de mudanças. Sabemos que todas as medidas serão amargas, mas vamos superar mesmo que haja muito tempo pela frente para recuperar o que perdemos", disse.


Ele relatou que, há 20 dias, o vice-presidente da República, Michel Temer, foi ao Paraná e se reuniu com as sete instituições mais representativas do Estado, inclusive a FecomercioPR. "Temer seria uma solução imediata. Mas ainda não é toda a solução. Quem consegue comandar um partido do tamanho do PMDB consegue dar um equilíbrio na condução do País", declarou. Piana ponderou que é necessário esperar como andará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.

Câmbio


Piana disse que, no passado, antes da valorização do dólar ante o real, 28% a 30% do que o comércio brasileiro vendia eram itens importados. "Esse porcentual diminuiu bem, e, se o câmbio continuar desvalorizado, menor será", informou. Embora para o comércio ainda não seja ideal, o executivo disse que uma taxa de câmbio a R$ 3,70 seria boa para manter as exportações e o equilíbrio de preços internos.


O executivo participou do 7º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENAServ2016), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a FecomercioSP.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.