Movimentação de cargas nos portos supera 1 bi de toneladas pela primeira vez na história
Compartilhe
18 de Fevereiro de 2016 – 03h16 horas / Agência CNT de Notícias

A movimentação de cargas nos portos brasileiros bateu recorde histórico em 2015. Pela primeira vez, o resultado ultrapassou a marca de 1 bilhão de toneladas, com incremento de 3,9% em relação a 2014, quando o total foi de 968,8 milhões de toneladas. Os dados estão disponíveis na plataforma WebPortos, lançada pela SEP (Secretaria Especial de Portos) nessa terça-feira (16).


A maior parte da carga transportada, com uma parcela de 62,7%, foi de granel sólido. Em seguida, por participação, vieram granel líquido (22,3%), contêiner (9,8%) e carga solta (5%). Por tipo de carga específica, o destaque foi o minério de ferro, com 364 milhões de toneladas movimentadas em 2015, o que representa crescimento de 5,3% frente ao ano anterior.


Do total de exportações, 64,5% passaram por TUPs (Terminais de Uso Privado), construídos e explorados diretamente por empresas, com autorização do poder público.


Desenvolvido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o novo sistema consolida as informações sobre os portos brasileiros oriundas de diversas fontes, como Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Companhias Docas, entre outras.


O WebPortos está aberto para consultas e o link está disponível na página da Secretaria de Portos, na internet. Com informações da SEP


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.