Hoje, dia 26 de janeiro de 2016, é o 80º aniversário do maior sindicato patronal de transportes de toda a América Latina. O gigante SETCESP, nascido naqueles tempos difíceis, é o símbolo da união dos transportadores em prol de objetivos comuns e nessas oito décadas de história colecionou lutas e vitórias por um setor mais justo, melhor para se trabalhar e com condições mais positivas para as empresas.
O primeiro pleito, a primeira bandeira do SETCESP, daqueles transportadores que se reuniram em 1936 por terem problemas comuns, foi a falta de um caminho para a Serra do Mar. A estrada era perigosa e longa, com curvas e trechos muito ruins, e a travessia entre São Paulo e Santos durava dias. Somente com a união dos transportadores foi possível pleitear a construção da Via Anchieta, em 1940, um símbolo do desenvolvimento paulista. Esta foi a primeira bandeira conquistada pelo Sindicato.
De lá para cá as coisas mudaram muito. Muitas empresas surgiram, o transporte se modernizou, o caminhão virou uma ferramenta de trabalho cheia de tecnologia e performance, o transportador se transformou em um empresário profissional. Mas os problemas do setor continuaram os mesmos: falta de infraestrutura, pesada carga tributária, questões trabalhistas e tantos outros.
O SETCESP, graças aos valorosos homens e mulheres que doaram sua inteligência e seu tempo para um transporte melhor, trabalhou fortemente ao longo desses 80 anos para dar respaldo, apoio, voz e musculatura para os transportadores. Em parceria com as demais entidades do setor, obteve vitórias históricas, evitou injustiças, ajudou empresas a crescer e prosperar.
Sabemos que ainda há muito para fazer e para que consigamos atingir nossos objetivos é imprescindível a participação de todos os transportadores no dia a dia de nosso querido SETCESP.
Hoje, olhando para uma história tão linda e cheia de vitórias e vislumbrando os próximos 80 anos, me emociono e vejo que teremos uma longa história de lutas pela frente. Estamos preparados. Parabéns a todos os que fizeram essas oito décadas do SETCESP. Parabéns, SETCESP, pela longevidade e por representar tão bem os anseios da atividade que move o Brasil!
26 de janeiro de 2016
Tayguara Helou, presidente
voltar