Compartilhe
21 de Agosto de 2015 – 10h28 horas / CNT

A Fenasdetran (Federação Nacional das Associações de Detrans) lançou, nessa terça-feira (18), o plano de ações do Projeto Trânsito Seguro. A iniciativa está inserida na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela OMS (Organização Nacional da Saúde) para os anos de 2011 a 2020. O lançamento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O conjunto de ações previstas parte da necessidade de aumentar a fiscalização, melhorar a qualidade de vida, mas, principalmente, educar as pessoas para mudar a realidade de insegurança do trânsito.

O plano de ações prevê, ao longo de dois anos, uma série de ações dos Detrans em escolas públicas, associações comunitárias e universidades, além de fortalecer a relação com órgãos públicos.

O Brasil foi um dos primeiros países que assinaram, em 2009, a resolução das Nações Unidas. Ela prevê o compromisso de realizar mais de 10 mil ações educativas em todo o Brasil no período.

O presidente da Fenasdetran, Mário Conceição, chama atenção para o número de acidentes de trânsito no país. Segundo ele, em média, morrem 130 pessoas e ocorrem 1.300 acidentes de trânsito, por dia. Além disso, cerca de R$ 40 bilhões são gastos pelo governo por ano em despesas que vão desde a remoção dos acidentes até o pagamento de indenizações, como o seguro obrigatório e os gastos com o SUS (Sistema Único de Saúde). Mário alerta ainda que 75% dos leitos em hospitais públicos estão ocupados com pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram 42.266 mortes por acidentes de trânsito, em 2013, e 201 mil feridos, em 2014. Nesse mesmo ano, houve o pagamento de 52.200 indenizações por morte e 596 mil por invalidez.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.