Compartilhe
07 de Agosto de 2015 – 05h33 horas / Luiz Marins

Neste último dia 02 de agosto um dos mais famosos psiquiatras e educadores do Brasil nos deixou. Morreu o Dr. Içami Tiba.

Amigo, ele participava, anualmente, dos eventos da nossa Fundação Luiz Almeida Marins Filho, quando palestrava a centenas de professores e dirigentes educacionais , que bebiam, com emoção, da sabedoria do grande mestre.

Várias vezes conversei com Tiba sobre a aplicação de seus conceitos  ao mundo empresarial. Com relação ao seu mais famoso livro “Quem ama educa” ele sempre afirmou que o verdadeiro líder é aquele que “ama” seus liderados e como prova desse “amor” os educa. Educar vem “ex-ducere” literalmente “conduzir para fora”.

Assim, o líder é aquele que consegue extrair de seus liderados o que eles têm de melhor em benefício da sociedade. Da mesma forma discutíamos o conceito de autoridade, que vem de “auctoritas” que vem de “auctor” e que vem de “augere” que, em latim, significa “fazer crescer”. Assim, o líder é aquele que faz seus liderados crescerem. Isso é amor, dizia Tiba – fazer o outro crescer.

Em seu livro “Famílias de Alta Performance” ele retoma uma discussão que pode ser aplicada integralmente às empresas. Uma família de alta performance, assim como uma empresa, é aquela que oferece liberdade com responsabilidade; onde os membros se sentem apoiados e respondem a esse apoio com uma performance elevada, com total responsabilidade. Isso exige disciplina, afirma Tiba e novamente a palavra “disciplina” vem do latim “discipulus” – aquele que aprende – do verbo “discere” que é aprender. Assim, para se ter uma empresa de alta performance é preciso estar sempre aprendendo e para que se tenha a motivação para aprender é preciso um ambiente de “amor” no sentido de que todos se sintam amparados e seguros.

Os ensinamentos de Içami Tiba são um verdadeiro tesouro da contemporaneidade. Ler e reler seus livros e artigos é tarefa fundamental de quem queira ser melhor e fazer uma diferença positiva em todos os aspectos da vida. Tiba se foi, mas seu legado é eterno.

Pense nisso. Sucesso!


voltar