Compartilhe
24 de Julho de 2015 – 05h50 horas / Agro Olhar

Pontos emergenciais nas rodovias estaduais de Mato Grosso, como a MT-251, MT-170 e MT-130, são as prioridades da nova gestão do governo do Estado. Governo Federal deverá liberar recursos (financiamento) na ordem de R$ 470 milhões para o programa Pró-Concreto (para substituição de pontes de madeira por concreto) até o início de agosto. Obras do Rodoanel em Cuiabá iniciam em 2016.

Dentro do programa Pró-Estradas existem quatro “sub-programas” voltados para a construção, reconstrução, manutenção de estradas e um para a construção de pontes com recursos provenientes de parcerias, Fethab, governo federal, CIDE, Fonte 100 e MT Integrado.

Hoje, Mato Grosso conta com 172 frentes de trabalho abertas nas rodovias do estado e 84 parcerias fechadas com prefeituras para a recuperação de estradas, onde o governo do Estado disponibiliza óleo diesel e massa asfáltica e a prefeitura executa a obra.

“Em relação à situação que pegamos as rodovias estaduais de Mato Grosso esperamos encerrar o mandato com 100% de melhora em infraestrutura no que diz respeito à manutenção e recuperação. Estamos primeiramente atendendo os pontos emergenciais de infraestrutura, por exemplo, a MT-251 que possui 10 quilômetros de asfalto deteriorado e estamos recapando”, comentou ao Agro Olhar/Olhar Direto o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

No último dia 15 de julho o governo federal, através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foram liberou R$ 470 milhões para a construção de pontes de concreto e R$ 250 milhões para restauração de rodovias. Já por meio do BNDES foram assegurados R$ 700 milhões, cuja primeira parcela de R$ 223 milhões será repassada ao governo de Mato Grosso em agosto.

De acordo com o secretário Marcelo Duarte, até o início de agosto o governo federal deverá encaminhar para Mato Grosso recurso (financiamento) de R$ 470 milhões para o Pró-Concreto. Marcelo Duarte ressalta que o montante será pago ao governo federal em 20 anos. Entre as pontes de concreto a serem construídas, no lugar das de madeira, estão algumas pontes na região da Transpanteira em Poconé.

Marcelo Duarte explica que dentro do Pró-Estradas os recursos para a construção de rodovias são provenientes do MT Integrado, CID, BNDES, Fethab e parcerias. Já o programa para reconstrução, onde já estão 17 obras em andamento, os recursos são provenientes do Fethab. O programa de manutenção das rodovias tem recursos do Fethab e da Fonte 100. “Hoje, temos 32 patrulhas, terceirizadas com receita vinda do Fethab e Fonte 100, para a manutenção de rodovias pavimentadas e não-pavimentadas”, explica.

Rodoanel em Cuiabá

O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso destacou, ainda, ao Agro Olhar/Olhar Direto que as obras do Rodoanel em Cuiabá serão retomadas em 2016. Segundo ele, R$ 90 milhões serão destinados para a obra. “Cancelamos o edital de 2015, pois encontramos erros no mesmo. Um novo projeto está sendo feito e 2016 entra com a obra a todo o vapor”.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.