Compartilhe
24 de Abril de 2015 – 05h43 horas / Só Notícias

O Ministério Público Federal expediu uma recomendação para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) reative o posto de pesagem de caminhões localizado na BR-070, entre as cidades de Cáceres e Pontes e Lacerda. É no posto de pesagem que o órgão federal fiscaliza o peso total dos caminhões para evitar que eles trafeguem com cargas acima do peso compatível para o tipo de veículo. O excesso de peso compromete a durabilidade do pavimento, sendo o principal agente de redução do tempo útil das estradas pavimentadas e do aumento da insegurança dos usuários.  Para regulamentar o Código Brasileiro de Trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou três resoluções (210/06, 211/06 e 258/07) que fixam os limites de peso e as respectivas tolerâncias admitidas na circulação de veículos nas estradas. Assim, cada modelo de veículo tem um determinado limite de peso definido nessas resoluções.     

Segundo informações encaminhadas pelo Dnit à unidade do Ministério Público Federal em Cáceres, os serviços no posto de pesagem foram integralmente suspensos porque a terceirização de cargos de trabalho (chefe de posto, chefe de equipe, operador de equipamento e fiscal de pista) foi considerada irregular por uma decisão da Justiça do Trabalho. A autora da recomendação, a procuradora da República, Ana Carolina Haliuc Bragança, considera a justificativa apresentada pelo DNIT inaceitável. Segundo ela, a decisão judicial não determina a paralisação dos postos de pesagem de veículos, apenas proíbe o trabalho de pessoas com vínculo terceirizado.

“Os danos causados por caminhões com excesso de carga são visíveis a olho nu, e o Dnit pode evitar a situação, pois conta com instrumentos jurídicos para manter o posto de pesagem funcionando enquanto não soluciona o problema da terceirização”, afirma a procuradora. O Dnit tem 90 dias para se manifestar sobre a recomendação do MPF, que, em caso de descumprimento, pode adotar medidas judiciais cabíveis.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.