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25 de Fevereiro de 2015 – 05h28 horas / Cruzeiro do Sul

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) solicitará o reforço na sinalização da rodovia João Leme dos Santos (SP-264) às empresas Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda e Sobrenco Engenharia e Comércio. Ambas são as responsáveis pelas obras de duplicação da ligação entre Sorocaba e Salto de Pirapora.
 

A falta de segurança assusta quem trafega pelo local. Falhas na pintura de solo, ausência de uma sinalização mais eficiente e grandes desníveis entre o asfalto e o acostamento têm deixado os motoristas mais cautelosos na hora de acessar a rodovia.
 

Segundo o DER, a sinalização existente na SP-264 é provisória durante o período de obras. No entanto, será solicitada uma melhoria nas condições de segurança dos motoristas e pedestres.
 

Pelos 17,5 quilômetros da João Leme dos Santos é possível encontrar duas concentrações de máquinas e trabalhadores. A primeira fica ao lado da rotatória de acesso à rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79) e a segunda está localizada logo na entrada de Salto de Pirapora. Em ambos os pontos são vistas várias vigas de concreto, provavelmente destinadas para a construção de pontes.
 

A reportagem do Cruzeiro do Sul percorreu a SP-264, anteontem, entre às 9h e às 11h, e observou 26 trabalhadores distribuídos pelo lote 2 da rodovia – entre os quilômetros 109,60 e 119,50, em Salto de Pirapora, sob responsabilidade da Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. O grupo estava distribuído em três partes: na entrada da cidade, cerca de dois mil metros para frente e na região do campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
 

No lote 1, sob o comando da Sobrenco Engenharia e Comércio, a aglomeração de operários estava restrita ao acesso à rodovia SP-79. Foi possível observar um movimento de máquinas e de funcionários pelo local e várias vigas prontas distribuídas pelo chão. Quem passa pela região também vê tubulações de concreto expostas e uma galeria pluvial praticamente pronta, situada abaixo do canteiro de obras.
 

Calendário prorrogado
 

O pontapé inicial da duplicação da SP-264 ocorreu em 3 de dezembro de 2013. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) – na condição de candidato à reeleição – subiu em uma retroescavadeira e disse que a obra ficaria pronta no prazo de 15 meses. Dessa forma, tudo deveria ser entregue no próximo mês.
 

Naquela mesma cerimônia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) admitiu que o processo de desapropriação de 51 imóveis poderia demorar mais do que o programado. Dito e feito: passado um ano, esse imbróglio continua e tem atrapalhado a sequência da duplicação.
 

As duas empresas contratadas foram procuradas para comentar o andamento dos trabalhos e uma possível diminuição no número de funcionários no processo de duplicação. A Sobrenco Engenharia e Comércio, por meio de nota, limitou-se a responder que "todas as informações sobre a devida obra você consegue junto ao Departamento de Estradas de Rodagem".
 

O engenheiro civil Davi Blas Pansiera, da Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda, também preferiu não se pronunciar. "Enquanto empresa contratada, não nos é permitido divulgar quaisquer informações sobre este contrato e seu andamento. Portanto, somos orientados que, para sanar qualquer dúvida, que procurem a assessoria de impresa do DER."
 

O DER disse manter constante monitoramento e fiscalização das obras realizadas nas rodovias sob sua administração. A previsão de conclusão da SP-264 está mantida para junho (lote 2) e dezembro (lote 1) de 2015.


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