Compartilhe
17 de Novembro de 2014 – 04h38 horas / Serasa Experian

Após dois trimestres seguidos de contração, o que caracteriza recessão técnica, a economia brasileira apresentou crescimento positivo no 3º trimestre de 2014. O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) registrou avanço de 0,2% no 3º trimestre de 2014 perante o 2º trimestre de 2014, já com os devidos ajustes sazonais, sinalizando o fim da recessão que marcou o primeiro semestre do ano. Contudo, o quadro de baixo dinamismo permanece pois, em relação ao mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2013), houve recuo de 0,1% na atividade econômica fazendo com que, no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, a economia avançasse apenas 0,3% frente o período de janeiro a setembro de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar de positivo, o resultado do 3º trimestre ainda foi de fraco desempenho da atividade econômica. Tal dinâmica é decorrente de um quadro conjuntural adverso que vem prevalecendo sobre a economia brasileira, caracterizado por: taxas de juros elevadas, inflação escapando do limite superior da meta, reduzido grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial.

Pelo lado da oferta agregada, a alta de 0,2% da atividade econômica no 3º trimestre de 2014 deveu-se ‘a expansão de 1,1% ocorrida no setor de serviços e pela alta de 0,8% na atividade industrial. Na direção contrária a este movimento, houve recuo de 2,4% na atividade do setor agropecuário ao longo do 3º trimestre/14.

Do ponto de vista da demanda agregada, os gastos do governo sustentaram a atividade econômica no 3º trimestre de 2014, com expansão de 0,7%. O mesmo não ocorreu com os investimentos que exibiram queda de 0,7% neste mesmo período. Já o consumo das famílias ficou praticamente estagnado neste 3º trimestre de 2014, recuando 0,1% frente ao verificado no 2º trimestre do ano. Por fim, o setor externo, com queda de 0,1% das exportações e alta de 1,3% nas importações também pesaram negativamente sobre a atividade econômica do país no 3º trimestre de 2014.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.