A grande notícia da semana que passou foi a sinalização, por parte do governo federal, de sua intenção de transformar os benefícios da desoneração da folha de pagamentos de diversos setores da economia, incluindo o transporte de cargas, em uma medida permanente.
O setor recebeu a boa nova com otimismo, pois a carga de tributos sobre a contratação de mão de obra é uma das maiores preocupações das empresas de qualquer atividade: há tantos encargos, tantos tributos, tanta burocracia e tantos custos que fica cada vez mais difícil criar novos postos de trabalho, ou mesmo manter os existentes.
Com a desoneração, parte da pressão sobre a folha de pagamento das empresas é aliviada e o transportador, que recebe o benefício graças à atuação das entidades de classe representativas do setor, pode pensar em crescimento, em investimentos e na contratação de nova força de trabalho.
É de ações como esta que o Brasil precisa. Desonerar a folha de pagamento é incentivar a contratação de trabalhadores e ajudar as empresas a crescer. A carga tributária e a grande burocracia sobre a atuação das empresas ainda é o grande fator de atraso para o nosso País.
voltar