Compartilhe
27 de Maio de 2014 – 02h43 horas / Notícias do Dia – Grupo RIC

As obras de construção da quarta faixa no Morro dos Cavalos, em Palhoça, não devem começar nesta semana, como prometido na última sexta-feira pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes). A  nova estimativa é para as máquinas estarem na pista dentro de 15 dias. Isso porque a entidade entregou na tarde desta segunda-feira a ordem de serviço para a Cetep, construtora responsável pela execução das obras e, antes de começar os trabalhos, os operários terão que receber o treinamento de educação ambiental para ampliarem a pista.


“A ordem de serviço assinada e entregue hoje é atrelada a uma série de condicionantes, que iremos respeitar. Uma delas, a última estabelecida pela Funai, é a educação ambiental dos trabalhadores que atuarão nas obras. As máquinas ainda não estarão na pista nesta semana devido a esta condicionante de educação ambiental”, afirmou o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vissilar Pretto.


Na assinatura da ordem de serviço, o diretor de operações da Cetep confirmou que o treinamento de educação ambiental de parte das equipes já iniciará nesta semana. Tal treinamento dura apenas um dia, mas o processo de educação ambiental é contínuo. “Precisamos finalizar o levantamento topográfico na área, e esta equipe que fará a topografia já receberá o treinamento de educação ambiental. As equipes irão receber o treinamento à medida que as frentes das obras vão abrindo”, relatou o diretor de operações da Cepep, Rafael Isidoro Neto.


O Dnit também será responsável pela execução do treinamento de educação ambiental dos trabalhadores para que haja um convívio saudável com os índios. “Esse treinamento é chamado de integração. Daremos apoio à parte ambiental, mas nossa responsabilidade é a parte técnica”, confirmou Isidoro Neto. Ainda de acordo com a Cetep, 120 árvores serão cortadas na supressão vegetal da área para a implantação da quarta faixa.


Conforme o Dnit, as obras terão um investimento de R$ 6,3 milhões e terão prazo de execução de seis meses. O departamento dos transportes confirmou que tal valor ainda está sujeito a alteração. A implantação da quarta faixa em um trecho de 3,4 quilômetros de extensão – do km 232 ao km 235 – é uma medida paliativa enquanto o projeto de construção dos túneis no Morro dos Cavalos ainda está em andamento. “As obras vão iniciar no norte e caminharão para o sentido sul. Nossa meta é finalizar as obras antes da alta temporada, devemos iniciá-las efetivamente muito em breve”, concluiu superintendente do órgão em Santa Catarina, Vissilar Pretto.


Nova audiência com o MPF na sexta-feira


Diante das obras de implantação da quarta faixa, o Dnit afirma que a Funai (Fundação Nacional do Índio), juntamente com a comunidade indígena que reside no local, impôs 14 condicionantes para que se dê a execução das obras. A implantação de uma lombada eletrônica, a sinalização das obras no trecho onde está localizada a comunidade indígena, e o treinamento de educação ambiental dos trabalhadores estão entre as condicionantes.


Após duas audiências de conciliação entre o MPF/SC (Ministério Público Federal de Santa Catarina) e o Dnit, que foram mediadas pela Justiça Federal e terminaram sem acordo, uma nova reunião marcada para a próxima sexta-feira deverá dar um fim no impasse ocorrido entre os órgãos.


O Dnit confirmou que toda discordância deverá ser resolvida perante o aval positivo da Funai, da comunidade indígena e do Ibama dado na última semana para início das obras. “O único impedimento era a condição ambiental imposta pela Funai, e como não há mais nenhum impedimento, acreditamos que não teremos mais nenhum impasse judicial”, confirmou Vissilar Pretto, superintendente do Dnit. O MPF foi procurado desde a semana passada para falar sobre o caso, mas ainda não se manifestou.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.