Com juros altos, confiança do empresário tem o pior mês de janeiro em dez anos
Compartilhe

Informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria, que ouviu 1.058 empresas entre 5 e 9 de janeiro de 2026.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 0,5 ponto em janeiro de 2026, chegando aos 48,5 pontos, informou nesta quarta-feira (21) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O ICEI vai de 0 a 100 pontos e que valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança dos empresários industriais.

Mesmo com o aumento, o indicador registrou o pior resultado para o mês em de janeiro em 10 anos, ou seja, desde o mesmo mês de 2016 (durante a recessão econômica).

O indicador é fruto de levantamento com 1.058 empresas, sendo 426 pequenas, 383 médias e 249 grandes, entre os dias 5 e 9 de janeiro deste ano.

“A confiança do empresário vem baixa desde o início do ano passado, respondendo à elevação da taxa Selic, que aconteceu a partir do fim de 2024. À medida em que a taxa de juros aumentou e os efeitos foram mais sentidos na atividade econômica, a falta de confiança se consolidou”, avaliou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Atualmente, a taxa básica de juros da economia, fixada pelo Banco Central para conter a inflação, está em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. A Selic serve de referência para o mercado financeiro nos empréstimos a pessoas físicas e empresas.

Perspectivas

Ao decompor o ICEI de janeiro, o índice de condições atuais da economia subiu 0,2 ponto, para 44 pontos.

Por estar abaixo de 50 pontos, o resultado mostra que os empresários ainda avaliam que a economia e os próprios negócios seguem piores do que há seis meses.

Já o Índice de Expectativas, outro componente do ICEI, subiu 0,7 ponto, de 50 pontos para 50,7 pontos.

“O movimento indica que os empresários deixaram a neutralidade e voltaram a demonstrar expectativas positivas para os próximos seis meses. O otimismo, no entanto, é puxado pela expectativa positiva para o desempenho das empresas, uma vez que as perspectivas para a economia ficaram mais negativas”, avaliou a entidade.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.