Via Dutra avança em modernização e segurança com obras estruturantes ao longo do eixo Rio–São Paulo
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concessão da BR-116/101/RJ/SP, que inclui as rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos, está em pleno andamento com um robusto programa de investimentos de R$36,04 bilhões. O trecho de 625,8 quilômetros, administrado pelo grupo Motiva, conecta as duas maiores metrópoles do país e integra importantes centros urbanos, polos industriais, regiões turísticas e áreas estratégicas para o escoamento da produção nacional.

O programa prevê investimentos de R$20,77 bilhões em obras de infraestrutura (Capex) e R$15,27 bilhões em operação e manutenção (Opex), garantindo a modernização das vias e a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários ao longo de todo o período contratual.

Obras estratégicas

O cronograma inclui intervenções que dobrarão a capacidade de tráfego em trechos críticos e aumentarão a segurança viária. Entre as principais obras estão:

  • Duplicação e ampliação de capacidade: a BR-101/RJ receberá 80,1 quilômetros de duplicação entre Mangaratiba e Paraty, com conclusão prevista para 2031. Serão implantadas 601,82 quilômetros de faixas adicionais ao longo da concessão: 203 quilômetros na BR-116/RJ, 379,3 quilômetros na BR-116/SP e 33 quilômetros na BR-101/RJ/SP.
  • Vias marginais: 144 quilômetros de vias marginais serão construídos para facilitar o acesso às cidades ao longo do trajeto e reduzir conflitos entre tráfego local e de longa distância. Desse total, 104,16 quilômetros estão previstos para a BR-116/SP, 29,26 quilômetros para a BR-116/RJ e 10,58 quilômetros para a BR-101/RJ.
  • Nova Serra das Araras: trecho de 8 quilômetros entre Piraí e Paracambi, com investimento de R$1,555 bilhão e conclusão prevista para fevereiro de 2029. A obra já alcançou 49% de execução e eliminará um dos principais gargalos da Via Dutra.
  • Melhorias em São José dos Campos: a região terá faixas adicionais e vias marginais. O primeiro trecho, de 6,74 quilômetros entre os km 151 e 158, está com 84% de execução, com conclusão prevista para dezembro de 2025. O segundo trecho, de 7,9 quilômetros entre os km 143 e 151, já conta com 11% de obras concluídas.
  • Infraestrutura complementar: serão construídos 152 dispositivos e interseções, 128 passarelas para pedestres, duas áreas de escape para veículos pesados, quatro Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e 2,634 quilômetros de túneis.

O contrato segue vigente e as principais obras estruturantes estão dentro do cronograma. A Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário (SNTR) mantém monitoramento rigoroso, utilizando um sistema de sinaleiras para avaliar o andamento das etapas (verde, amarelo e vermelho).

Contribuição para a economia

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Além dos investimentos em infraestrutura, a concessão impacta positivamente a economia. Em 2024, foram recolhidos R$71,89 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços) aos municípios que atravessam o trecho. O tráfego médio diário nas praças de pedágio ultrapassou 33 mil veículos, demonstrando a relevância do corredor para transporte de pessoas e cargas.

Entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, a receita acumulada atingiu R$1,68 bilhão, reinvestida nas melhorias previstas.

Agenda de infraestrutura em expansão

A concessão da Via Dutra integra a retomada dos investimentos em rodovias no Brasil. Nos últimos três anos, o Ministério dos Transportes realizou 22 leilões rodoviários, totalizando cerca de 18 mil quilômetros de estradas concedidas e R$247 bilhões em investimentos.

Para 2026, estão previstos 13 novos leilões, com expectativa de R$148 bilhões em recursos privados, permitindo alcançar 35 concessões estruturadas, um recorde no programa de parcerias público-privadas do setor de transportes em uma única gestão.

O modelo garante modernização da infraestrutura rodoviária sem comprometer recursos públicos, ao mesmo tempo em que assegura padrões elevados de qualidade e segurança. Os investimentos privados viabilizam obras estruturantes que fomentam o desenvolvimento econômico, facilitam o escoamento da produção e melhoram a mobilidade de milhões de brasileiros.


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