Transpocred conquista o selo Carbon Free e reforça compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental
Compartilhe

A Transpocred acaba de alcançar um marco inédito no Sistema Ailos ao se tornar a primeira cooperativa a neutralizar suas emissões de CO₂ (Escopo 1 e 2) e conquistar o selo Carbon Free, certificação que reconhece instituições comprometidas com práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

A neutralização de 62 toneladas de CO₂ representa um passo estratégico na jornada de sustentabilidade da cooperativa. Mais do que uma compensação ambiental, a ação reafirma o compromisso institucional com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Para garantir a confiabilidade e rastreabilidade do processo, a Transpocred realizou seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) com base no GHG Protocol, principal metodologia internacional para mensuração e gestão de emissões. O mapeamento das fontes emissoras foi essencial para subsidiar a compensação, realizada por meio da aquisição de créditos de carbono certificados pelo padrão VERRA/VCS, em parceria com a Carbon Free Brasil.

O investimento foi destinado ao projeto Envira Amazônia, que atua na conservação da floresta nativa e no fortalecimento das comunidades locais, promovendo impactos socioambientais positivos. O programa ainda contempla o plantio de árvores com Cashback ambiental, contribuindo diretamente para a restauração ecológica e proteção dos ecossistemas.

“Mais do que neutralizar emissões, queremos inspirar outras organizações a fazerem parte da mudança. As mudanças climáticas estão acontecendo, e nós precisamos avançar nos esforços e na construção de um mundo melhor. Acreditamos que este é um passo coerente com o futuro, com nossos valores e com a visão de longo prazo que temos para o nosso segmento e planeta. Afinal, pensar no futuro, é agir no agora.”, afirma Marcos Vernei Schuster, Diretor Executivo da Transpocred.

A neutralização das emissões é um ponto de partida em uma agenda ambiental mais ampla. A cooperativa reconhece que o desafio vai além e já atua com foco em estudos para a avaliação e mapeamento de ações estruturantes para a descarbonização da matriz energética da Cooperativa, o fortalecimento da gestão de resíduos, e a implementação de soluções que promovam eficiência operacional com menor impacto ambiental.

“Estamos conscientes de que a neutralização é apenas uma etapa. O verdadeiro compromisso é com a transformação contínua. A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de futuro, e seguimos mobilizados para reduzir nosso impacto ambiental e construir uma cooperativa cada vez mais alinhada à transição socioambiental”, reforça Roberta de Souza Caldas, Presidente da Transpocred.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.