
Ação promovida pelo SEST SENAT contou com a participação de mais de 46 empresas
Na última sexta-feira (15), o SETCESP recebeu milhares de profissionais interessados nas mais de 1.800 vagas de empregos disponibilizadas no setor na Emprega Transporte promovida pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
O cerimonial de abertura feira contou com a participação do presidente do SETCESP, Marcelo Rodrigues; do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do presidente do Sistema S, Vander Costa e do presidente da FETCESP, Carlos Panzan.
Na abertura, Marcelo destacou que o SETCESP estava cumprindo sua missão de ligar o capital ao trabalho e contou sua trajetória profissional em que ingressou como ajudante de transporte até chegar a empresário e posteriormente presidente do SETCESP. “É possível chegar lá, sonhem e acreditem, nada supera o retorno que o trabalho nos proporciona”.
Em seguida, o presidente da FETCESP trouxe alguns dados sobre a defasagem de mão de obra no transporte, que segundo ele é em torno de 30%, e 41% dos profissionais da ativa têm mais de 40 anos.
Com a palavra, o Vander trouxe a qualificação que o SEST SENAT oferece para quem está fora do mercado profissional possa se qualificar para uma colocação no setor de transporte. “Nós mudamos um pensamento que usávamos, costumávamos dizer que era necessário qualificar a mão de obra do transporte, agora falamos em qualificar a mão de obra para o transporte.”
Em seu pronunciamento, o ministro falou que um dos motivos da proposta que tem por objetivo suspender a obrigação de fazer autoescola para mudar a categoria da CNH é justamente para auxiliar as pessoas que querem elevar a sua categoria da CNH a terem mais oportunidade e preencher essas vagas tem condição de bancar. “Sabemos que precisamos com a reserva de mercado, mas preciso romper barreiras”
O Ministério tem a tarefa de intermediar aos trabalhadores das empresas na intenção de facilitar a vida das pessoas e, mais que isso, buscar oferecer o processo de qualificação para que as pessoas se habilitem com mais facilidade para as vagas que o mercado está tendo. Se está faltando mão de obra, a gente tem um bom problema e a gente pode organizar, trabalhando junto pela solução.
“Não está proibindo e sim desobrigando, é reflexo do avanço. A autoescola encarece o custo para tirar a carteira e ser habilitado”, concordou Vander.
Em 2024, o setor de transporte rodoviário de cargas teve 60.215 vagas. A região Sudeste liderou o crescimento, com um saldo positivo de 68.909 empregos. Avaliando as unidades da Federação, São Paulo se destacou, com geração de 42.413 empregos formais.
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