
A prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio de veículos será suspenso na capital paulista na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), por conta dos feriados de Paixão de Cristo (também chamado de Sexta-feira Santa) e Tiradentes, respectivamente. Em nota publicada nesta quarta, foi informado que a restrição também estará suspensa para caminhões nos dois dias.
As faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para a circulação de demais automóveis nos feriados. Já a ciclofaixa de lazer será ativada na sexta, no domingo (20) e na segunda-feira.
O estacionamento rotativo pago (Zona Azul) funcionará conforme a sinalização do local. Na capital, a parada em via pública é livre aos domingos e feriados, com exceção das vagas em áreas especiais — ou seja, os estacionamentos da Praça Charles Miller, no Estádio do Pacaembu, do Parque da Aclimação e do Mercado Municipal, na Rua da Cantareira.
Também não vigoram nos feriados a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
A SPTrans informou que, durante os feriados e no final de semana, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será realizado entre 6h e 22h. No entanto, na sexta e na segunda-feira, os postos Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans, na Rua Boa Vista, estarão fechados. A gratuidade dos ônibus será mantida no domingo, com o programa Tarifa Zero, mas não funcionará nos dois feriados.
Quanto aos serviços estaduais, entre sexta e segunda-feira, as linhas da CPTM e do metrô funcionarão com esquemas especiais de operação. Enquanto as linhas de metrô seguirão a programação habitual de finais de semana e feriados (com trens reservadas que poderão ser inseridos caso haja demanda), a CPTM realizará intervenções em algumas linhas para melhorias nas vias. Todas as alterações podem ser conferidas no site da Agência SP.
Os hospitais estaduais funcionarão normalmente para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros (PSs) quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Já os postos do Poupatempo estarão fechados em todo o estado nos dois feriados, mas voltam a funcionar no sábado (19) e na terça-feira (22).
voltar