Pesquisa CNT de Opinião aponta impacto da economia na avaliação do governo
Compartilhe

A pressão econômica tem influenciado diretamente a percepção da população sobre o governo federal. Esse cenário é um dos destaques da Rodada 163 da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada, nessa terça-feira (25), pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O levantamento ouviu presencialmente 2.002 pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

A economia foi apontada por 31,8% dos entrevistados como a pior área de desempenho do governo Lula nos últimos dois anos. Além disso, 41,0% atribuíram ao governo federal a responsabilidade pelo aumento dos preços no Brasil. Entre os itens que mais pesaram no bolso do consumidor, destacam-se o café (72,4%), a carne (55,4%) e os grãos em geral (40,9%).

Em relação à substituição de itens que estão com preço considerado alto, 53,0% dos respondentes disseram que raramente é possível substituí-los; e 31,3% consideram que, às vezes, é possível substituí-los. Apenas 13,8% consideraram que sempre é possível substituí-los.

A percepção sobre a inflação também foi analisada. Para 68,9% dos entrevistados, os preços no Brasil têm subido de forma acentuada, acima dos índices oficiais de inflação.

Além da avaliação do governo e do presidente Lula, a pesquisa aborda cenários para as eleições presidenciais de 2026, bem como expectativas da população sobre emprego, renda, educação, saúde e segurança nos próximos seis meses. O levantamento também ouviu a opinião dos brasileiros sobre a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Com mais de duas décadas de credibilidade, a Pesquisa CNT de Opinião é referência para especialistas e formadores de opinião, consolidando-se como um dos levantamentos mais precisos sobre o ambiente político e socioeconômico do Brasil.

Confira a íntegra dos resultados.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.