Rota empregadora: ampliando a visão do mercado de trabalho no setor
Compartilhe

Por Ricardo Henrique, analista de Dados do IPTC

Desde a sua criação em 2020, o Painel de Cargos e Salários tem por objetivo auxiliar o setor na análise do mercado e suas tendências. Fornecendo relatórios atualizados da média salarial por região, participação das mulheres na área, cálculo do turnover (termo em inglês que indica rotatividade), ranking das admissões e demissões e estoque geral do número de empregados do TRC no país.

Desenvolvido pelo IPTC, o Painel tem como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). A ferramenta apresenta uma análise considerando exclusivamente as subclasses econômicas do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) 4930-2/01, 4930-2/02, 4930-2/03 e 4930-2/04, que representam o setor.

Até agosto de 2024, o Painel abrangia apenas o estado de São Paulo, mas agora foi ampliado para o âmbito nacional, e, em outubro, o IPTC lançou o ‘Rota Empregadora’ para oferecer análises e informações detalhadas do acompanhamento dos dados do Painel de Cargos e Salários.

O ‘Rota Empregadora’ é uma nova seção que veio para agregar dados de empregabilidade ao Painel, oferecendo atualizações às empresas e profissionais do setor. Este tipo de informação auxilia os recrutadores no momento da contratação e na gestão das retenções dos colaboradores, contribuindo com elementos estratégicos e de rápida consulta.

Como consta no relatório do Rota no mês de outubro, o setor de Transporte Rodoviário de Cargas empregou mais de 1,2 milhões de trabalhadores diretos, com São Paulo liderando em empregabilidade, seguido por Minas Gerais e Paraná. Somente nos primeiros oito meses de 2024, foram abertos mais de 530 mil novos postos de trabalho, demonstrando a força e o dinamismo desse segmento da economia.

Diante desse cenário positivo, a requisição por motoristas qualificados tem aumentado significativamente. Mais de 200 mil motoristas foram contratados no período, com destaque para o estado de São Paulo, responsável por 26% das contratações. Esse aumento na demanda ressalta a necessidade de qualificação e formação contínua dos profissionais, fundamentais para atender às exigências do mercado.

Entre os dados encontrados no Painel de Cargos e Salários, é possível verificar um crescimento significativo no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, com um aumento de 12,4% na criação de postos de trabalho.

Apesar das oportunidades, o setor enfrenta desafios, como a necessidade de constante atualização profissional. O futuro do Transporte Rodoviário de Cargas caminha para uma adoção intensiva de tecnologias avançadas, como caminhões autônomos e sistemas inteligentes de gestão de frotas. A demanda por profissionais com qualificação tecnológica, incluindo técnicos de suporte, analistas de sistemas e especialistas em risco, cresce substancialmente.

O Painel destaca essas necessidades e tendências emergentes, fornecendo dados organizados e estratégicos que oferecem às empresas uma visão global do setor e um diferencial competitivo. Além de apoiar o planejamento empresarial, esses estudos permitem que entidades compreendam com maior clareza sua representatividade no setor. A ferramenta é gratuita para empresas associadas ao SETCESP e com o login e senha disponibilizados pela entidade pode ser acessada pelo direto pelo site


voltar