Marcelo Rodrigues assume a presidência do SETCESP para a gestão de 2025-2027
Compartilhe

O empresário esteve na vice-presidência da entidade durante os três últimos anos

O resultado do processo de apuração das eleições do maior sindicato empresarial de transporte da América Latina, o SETCESP, foi divulgado às 17h em ponto da tarde do dia 12 de novembro. Marcelo Rodrigues foi eleito para a presidência da entidade para o próximo triênio e assume o posto em 1º de janeiro de 2025.

Ele é casado e tem um filho, natural de São Paulo capital, fundador e proprietário da MR Express, atual membro do Conselho Fiscal da FETCESP, além de diretor do Instituto FETCESP desde 2021. Entre os anos de 2020 a 2023, foi diretor financeiro da NTC&Logística e esteve como vice-presidente do SETCESP durante toda a gestão de Adriano Depentor.

Rodrigues compartilha que começou a ficar mais próximo das entidades de classe em 2001, quando fez um curso de gerente de transporte promovido pelo SETCESP em parceria com SEST SENAT. A partir daquele ano, começou a frequentar mais o Sindicato e acompanhar os trabalhos desenvolvidos e em 2005 passou a participar da COMJOVEM SP.

A eleição foi realizada na sede do SETCESP, onde vários empresários fizeram questão de depositar seus votos em um pleito de chapa única, demonstrando a união do setor para desenvolver ações em busca de novos avanços.

Na saída da sala de votação, o atual presidente do sindicato, Adriano Depentor, afirmou que essa será uma transição tranquila, já que Rodrigues acompanha há anos as demandas do transporte rodoviário de cargas.

“Ele já conhece os nossos desafios para diminuir as dores do setor aqui em São Paulo e tem trabalhado por isso. O Marcelo é uma pessoa com bastante experiência, que possui um bom relacionamento com o poder público e os transportadores no geral”, afirmou o atual presidente.

Nos últimos três anos, a gestão de Depentor ficou marcada pelo lançamento do serviço de Seleção de Talentos, especializado no recrutamento e seleção de profissionais para vagas do setor. Também se destacou pela consolidação do processo de profissionalização da entidade, que tem como presidente executiva Ana Jarrouge. “O SETCESP está bem estruturado e tem uma boa gestão com compliance, metas e acompanhamento de resultados”, disse.

Indicado para ser o primeiro vice-presidente na próxima gestão, Helio J. Rosolen concorda que a mudança de presidente promove a pluralidade de ideias, ao mesmo tempo que uma chapa única demonstra que o setor trabalha em conjunto para alcançar objetivos comuns. “A gente sente essa união no setor e torcemos para o Marcelo fazer uma bela gestão. Estaremos aqui para apoiá-lo”, falou Rosolen.

Após saber o resultado, Marcelo compartilhou que em sua gestão planeja focar em resultados de maneira pragmática, priorizando aquilo que é mais urgente para o transportador. Ele será o 19º presidente da casa.

“Os maiores desafios dessa pujante entidade são na interlocução com os entes públicos, acredito que estabelecer um canal aberto com os órgãos governamentais trará a solução para problemas de simples entendimento. Para aquelas demandas de alta complexidade, trabalharemos com técnica e conhecimento de causa”, declarou o presidente eleito.


voltar