A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), representada pelo diretor Felipe Queiroz, participa da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), que acontece até 22 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão. No evento, o diretor da ANTT, juntamente com outros representantes do setor de transportes brasileiro, participará de debates sobre a importância da transição energética no setor e compartilhará iniciativas adotadas para tornar a infraestrutura de transporte mais limpa, resiliente e sustentável.
A programação de painéis voltados ao setor de transportes ocorrerá no dia 15 de novembro no Pavilhão Brasil, localizado na Blue Zone. Nesse espaço, Queiroz será moderador do painel “Transição energética no setor de transporte: o papel do diesel verde”, discutindo a importância do uso de combustíveis alternativos para modernizar e reduzir as emissões de carbono do setor de transportes.
Para Queiroz, a participação da ANTT na COP29 reflete o compromisso da Agência com práticas ESG e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima). Segundo o diretor, a ANTT tem avançado na implementação de regulamentações que promovem a sustentabilidade nos modais rodoviário, ferroviário, construindo uma base sólida para um transporte mais eficiente e menos poluente. “Estamos implementando políticas que fomentam o desenvolvimento ambientalmente responsável, em linha com os ODS, para transformar o setor de transportes brasileiro em um modelo de inovação e resiliência,” destacou.
A participação do Brasil na COP29 fortalece o compromisso nacional com a agenda climática, especialmente em um momento em que o país se prepara para sediar a COP30, em 2025, em Belém, quando terá a oportunidade de consolidar seu papel como referência global em sustentabilidade e preservação ambiental, especialmente com um olhar atento à Amazônia.
Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
voltar