Descomplicando o marketing
Compartilhe

Marketing é estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer.

Em primeiro lugar é preciso estar muito atento às tendências do mercado. Estar sempre fazendo as perguntas certas: o que a tecnologia estará oferendo e poderá afetar o meu produto ou serviço? O que meus clientes estarão solicitando daqui a dois anos? Quem serão meus concorrentes? O que meus concorrentes estarão oferecendo?
Qual a tendência nos preços, na inflação? Quais eventos externos poderão impactar o meu mercado? Como serão os meios de pagamento?

Quais formas de compra serão utilizadas daqui a dois anos? Etc., Etc.

Após um sério trabalho de identificação das tendências do mercado, tenho que produzir e produzir rapidamente, pois assim como eu estou identificando essas tendências, meus concorrentes também estarão. De nada adianta identificar, identificar, identificar e não produzir—sejam produtos ou serviços—que identifiquei.

E devo produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer e não tem sequer a obrigação de saber que quer!

Isto é muito claro em todos os setores—nem sempre o cliente sabe o que quer– porque ele não trabalhar no nosso setor, no nosso ramo.
Nós é que temos a obrigação de, analisando o mercado, desenvolver produtos e serviços que irão surpreender e encantar nossos clientes.

Surpreender significa fazer o que o cliente NÃO ESPERA e para que isso seja possível temos que estudar o mercado e cada um de nossos clientes atuais ou potenciais.

Assim, o marketing é uma disciplina de estudo, de pesquisa, de conhecimento das tendências do mercado para que a empresa possa produzir, com rapidez, produtos e serviços que irão surpreender e encantar seus clientes.

Nessa tarefa de pesquisa e identificação das tendências, você deve, é claro, ouvir clientes, mas não só perguntar a eles o que eles desejam, pois boa parte deles não saberá ainda o que desejarão daqui a um tempo.
Assim, é preciso inovar, criar, cismar, testar o tempo todo.

Descomplicar o marketing é uma tarefa urgente para toda empresa que queira vencer.

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.