Descomplicando o marketing
Compartilhe

Marketing é estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer.

Em primeiro lugar é preciso estar muito atento às tendências do mercado. Estar sempre fazendo as perguntas certas: o que a tecnologia estará oferendo e poderá afetar o meu produto ou serviço? O que meus clientes estarão solicitando daqui a dois anos? Quem serão meus concorrentes? O que meus concorrentes estarão oferecendo?
Qual a tendência nos preços, na inflação? Quais eventos externos poderão impactar o meu mercado? Como serão os meios de pagamento?

Quais formas de compra serão utilizadas daqui a dois anos? Etc., Etc.

Após um sério trabalho de identificação das tendências do mercado, tenho que produzir e produzir rapidamente, pois assim como eu estou identificando essas tendências, meus concorrentes também estarão. De nada adianta identificar, identificar, identificar e não produzir—sejam produtos ou serviços—que identifiquei.

E devo produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer e não tem sequer a obrigação de saber que quer!

Isto é muito claro em todos os setores—nem sempre o cliente sabe o que quer– porque ele não trabalhar no nosso setor, no nosso ramo.
Nós é que temos a obrigação de, analisando o mercado, desenvolver produtos e serviços que irão surpreender e encantar nossos clientes.

Surpreender significa fazer o que o cliente NÃO ESPERA e para que isso seja possível temos que estudar o mercado e cada um de nossos clientes atuais ou potenciais.

Assim, o marketing é uma disciplina de estudo, de pesquisa, de conhecimento das tendências do mercado para que a empresa possa produzir, com rapidez, produtos e serviços que irão surpreender e encantar seus clientes.

Nessa tarefa de pesquisa e identificação das tendências, você deve, é claro, ouvir clientes, mas não só perguntar a eles o que eles desejam, pois boa parte deles não saberá ainda o que desejarão daqui a um tempo.
Assim, é preciso inovar, criar, cismar, testar o tempo todo.

Descomplicar o marketing é uma tarefa urgente para toda empresa que queira vencer.

Pense nisso. Sucesso!


voltar