Fim da carta DDR: entenda o que muda no seguro de carga
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Veja abaixo os principais esclarecimentos sobre a alteração nas regras do seguro de cargas previstos na Medida Provisória nº 1153/2022.

E, se você ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail juridico@setcesp.org.br .

1 – Em face da edição da MP nº 1.153/2022, como ficou o RCTR-C (seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) no que tange a quem está obrigado a contratá-lo?

A nova redação do artigo 13 da Lei nº 11.442/2007 não deixa qualquer dúvida, a contratação passa a ser exclusiva do transportador.

2 – E o seguro contra roubo cargas, RCF-DC (seguro de Responsabilidade Civil Facultativo – Desvio de Carga), como ficou em face da nova norma?

Embora ele seja um seguro facultativo, entretanto, no caso de haver necessidade de sua contratação, a mesma também será feita de forma exclusiva pelo transportador.

3 – Houve previsão de seguro em relação a danos a terceiros?

Sim, conforme se pode observar do inciso III do artigo 13 da Lei nº 11.442/2007, na nova redação trazida pela citada medida provisória, o transportador, e somente ele, poderá contratar o seguro facultativo de responsabilidade civil por veículos e danos materiais e danos corporais, para cobertura de danos causados a terceiros pelo veículo automotor utilizado no transporte rodoviário de cargas.

4 – E como ficam as cláusulas de DDR?

O tomador do serviço e sua seguradora não poderão mais impor a obrigação de que nos contratos de prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas hajam cláusulas de DDR (Dispensa do Direito de Regresso), pois não poderão mais (ao menos enquanto viger a MP) contratar o RCTR-C e o RCF-DC, já que somente o transportador pode contratar tais seguros.

5 – E se o tomador do serviço contratar os seguros que são de responsabilidade exclusiva do transportador?

Ele pode até contratar, mas não poderá impor a cláusula de DDR e nem exigir que nas operações de transporte haja cumprimento de obrigações operacionais associadas à prestação de serviços de transporte, inclusive as previstas nos Planos de Gerenciamento de Riscos – PGR dos seguros adquiridos pelo mesmo. Pois o transportador é livre para escolher a seguradora que melhor lhe aprouver, pactuando com a mesma as regras de gestão de risco que constará da apólice e/ou do contrato.

6 –   As novas regras preconizadas pela Medida Provisória no que tange ao seguro de transporte têm vigência imediata e é obrigatório o seu cumprimento?

Sim, as Medidas Provisórias editadas pelo Presidente da República têm força de lei e entram em vigor assim que publicadas no Diário Oficial da União, que, no caso da Medida Provisória nº 1.153/2002, a publicação ocorreu no dia 30.12.2022 e, desde então, a mesma está em vigor. E as regras securitárias previstas nas mesmas, entre outros dispositivos, são obrigatórias, pois, conforme o comando do caput do artigo 13 da Lei nº 11.442/2007, não há brecha para que a obrigação seja alterada por força de contrato, salvo no caso do motorista autônomo em relação somente ao RCTR-C, e mesmo assim o contratante do serviço ficará responsável por eventuais perdas, sem qualquer ônus ao transportador autônomo.

7 – Como é uma medida provisória, ela não tem que ser aprovada pelo Congresso Nacional?

Sim, tem, mas enquanto ela não é aprovada ou rejeitada, ela produz todos os efeitos legais, e caso venha a ser rejeitada ou não venha a ser analisada pelo Congresso Nacional, este Poder informará quais as medidas caberão com o fim de sua validade.

8 – E como ficam os contratos de seguros em vigor?

Como estes foram feitos antes da entrada em vigor da Medida Provisória nº 1.153/2022, o que foi pactuado continua valendo, mas quando ocorrer a renovação, deverão ser obedecidas as novas disposições elencadas no artigo 13 da Lei nº 11.442/2007.

9 – Após edição da MP nº 1153/22, qual deve ser a conduta do embarcador?

Se os contratos de transportes com cláusulas referentes ao seguro de cargas foram feitos antes de a MP nº 1152/2022 entrar em vigor, o embarcador deve manter os mesmos procedimentos. Entretanto, se estes contratos vencerem durante a vigência da MP nº 1153/2022, a renovação não permitirá mais que se tenha cláusulas determinando que o seguro da carga é de sua responsabilidade, ou, ainda, a imposição da chamada “cláusula de DDR”, pois a partir de então somente o transportador poderá contratar o citado seguro. Porém, o embarcador poderá exigir que o transportador apresente a apólice do RCTR-C e, quando for o caso, os seguros facultativos contra roubo de cargas e acidentes contra terceiros.

10 – Com as mudanças implementadas pela MP nº 1153/22, haverá aumento do custo do transportador?

Para aquelas transportadoras cujo contrato de transporte venceu ou vencerá durante a vigência da MP nº 1153/2022 e que era o embarcador quem assumia os seguros por estipulação, haverá sim. É importante o transportador conversar com o seu cliente sobre este aumento de custo, já que terá que contratar os seguros (ou ao menos oRCTR-C), e por isso terá que passar a cobrar o frete-valor, além do GRIS.

11 – No caso de subcontratação da prestação do serviço de transporte, quem é o responsável pela contratação do RCTR-C?

Se houver contrato feito anteriormente à publicação da MP nº 1153/2022 e o subcontratante era o estipulante do seguro, pode continuar com a mesma prática. Se o contrato vencer durante a vigência da citada MP, o seguro terá que ser feito exclusivamente pelo subcontratado transportador, o que inclui o motorista autônomo.


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