Radar CNT do Transporte: atividade econômica apresenta aumento de 0,05% em setembro
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central  (IBC-Br), conhecido como prévia do PIB, aumentou  0,05% em setembro, após queda de 1,13% observada em agosto. O aumento da atividade econômica em setembro foi acompanhado de uma elevação do volume de serviços no país, de 0,9%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, o volume de serviços de transporte apresentou leve queda, de 0,1% no mês. A análise dessas variações está detalhada no Radar CNT do Transporte – PMS e IBC-Br – Setembro/2022, publicado, no último dia 17 de novembro, pela Confederação Nacional do Transporte,

Considerando as modalidades de transporte, segundo a divisão da PMS, o segmento aquaviário apresentou a queda mais acentuada, de 1,3%. No entanto, foi o modo que mais cresceu em 2022; em setembro de 2022, esteve 33,3% acima de fevereiro de 2020. O transporte terrestre foi o outro segmento com queda no mês (-0,3%), mantendo-se praticamente no nível de agosto. Em movimento oposto, o segmento aéreo cresceu 2,1% em setembro, resultado que colocou a modalidade em um nível 3,9% acima do pré-pandemia. Por fim, o volume de serviços do subgrupo de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio também se elevou em setembro (1,1%), encontrando-se em um patamar 18,2% acima de fevereiro de 2020.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.