Orientações sobre trânsito são essenciais para as atividades de transporte
Compartilhe

De acordo com um levantamento realizado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), no ano passado, ocorreram, em média, 118 acidentes com vítimas por dia em São Paulo. O número traz a preocupação por uma condução cada vez mais segura, principalmente, para quem utiliza esse meio diariamente, como o setor de transporte rodoviário de cargas.

Além disso, outras linhas que envolvem o assunto, como educação, fiscalização, e questões financeiras também impactam para reverter este cenário. Para isso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) desenvolveu uma comissão de trânsito para aplicar práticas que mantenham essa pauta constantemente nas empresas, começando pela parte institucional para que seja concretizada uma cultura na organização.

“A comissão de trânsito tem como objetivo gerenciar essas questões buscando orientar as companhias para implementarem ações de uma maneira eficiente e responsável, bem como indicar medidas para que tenhamos uma melhoria não só na segurança da empresa, dos veículos e do condutor, como também resguardando terceiros que estejam na via”, comenta Caroline Duarte, coordenadora do departamento jurídico do SETCESP e da comissão de trânsito.

Duarte complementa: “É uma comissão que pode abranger mais representantes dentro de uma empresa, visto que, quando falamos em gestão de motoristas, estamos falando de RH, assim como podemos falar com a parte de gestão operacional que vai orientá-lo sobre a conservação do veículo e itens de segurança. São diversas vertentes da organização que podem caminhar juntas para atingirmos os melhores resultados para o setor”.


voltar