Transporte se destaca como importante setor para a recuperação econômica do país
Compartilhe

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança, neste mês de março, a publicação do Radar CNT do Transporte – Caged. Trata-se de um balanço realizado pela Confederação da situação do emprego no setor de 2021, comparado a 2020. A análise de dados traz também a evolução do volume de serviços e o reflexo do desempenho das atividades econômicas no mesmo período.

No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram gerados um total de 79.796 empregos no transporte, contra -60.747 postos de trabalho perdidos em 2020 – considerando, na comparação, o número de admissões, desligamentos e saldo do emprego no transporte.

O volume de serviços de transporte apresentou recuperação na comparação com 2020, conforme demonstra a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS). Na variação acumulada em 2021, o transporte cresceu 15,1%, percentual acima dos 10,9% dos serviços em geral.

Sendo assim, como o transporte representa um serviço-chave para o país, a continuidade do seu desempenho pode contribuir para a recuperação da economia. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que, após uma recuperação gradual dos impactos da COVID-19, o nível de crescimento da atividade econômica tem sido tímido.

Os resultados mostram a importância do transporte no desenvolvimento econômico do país. O setor pode fazer a diferença, graças ao seu papel essencial na movimentação de pessoas, produtos e cargas. Nesse sentido, o Radar CNT do Transporte – Caged funciona como um termômetro do panorama e da situação de ocupações no setor.

Acesse o Radar CNT do Transporte


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.