Diante de espectadores online e presencial, totalizando cerca de 400 pessoas, dentre elas empresários, representantes de entidades e profissionais do transporte rodoviário de cargas, a NTC&logística realizou a primeira edição do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET) em 2021, na qual dados do setor foram disponibilizados com base no segundo semestre de 2020.
Devido às restrições causadas pela pandemia do coronavírus, o evento de quase 50 anos foi realizado no auditório do Palácio do Transporte, em São Paulo, de forma semipresencial pela primeira vez em sua história. Desde sua criação, o CONET já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente. O objetivo sempre foi percorrer o Brasil debatendo e apresentando temas do setor para representantes de entidades e empresários.
O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio abriu o evento agradecendo a todos os participantes, empresários, representantes de entidades, patrocinadores e apoiadores. Na oportunidade, comentou, “Mais um ano estamos realizando o CONET, dessa vez de forma híbrida, devido aos desdobramentos da Covid-19. Espero que todos aproveitem os conteúdos selecionados de forma específica para que pudéssemos auxiliar no desenvolvimento de todo o transporte rodoviário de cargas brasileiro”.
Para compor a mesa de trabalho, estavam o ex-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, o presidente do SETCESP, Tayguara Helou e o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, que se apresentaram e falaram sobre a importância do CONET durante todos esses anos de atuação.
Flávio Benatti, vice-presidente da CNT, representando o atual presidente Vander Costa, parabenizou a NTC&Logística pelo desenvolvimento do evento e reiterou a relevância dos estudos divulgados durante o congresso. “Ano após ano, a NTC vem realizando o CONET e trazendo estudos importantíssimos para o desenvolvimento do setor. Mais uma vez teremos importantes apresentações e que os transportadores possam tirar proveito desses conteúdos”.
O vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, também de forma online completou a abertura do evento saudando, especialmente o presidente da NTC Francisco Pelucio, relembrando o último evento presencial realizado em Curitiba em 2020 e destacando que o transporte foi reconhecido de forma clara pelas autoridades e pela sociedade como atividade essencial. “Sempre fomos atividades essenciais, mas agora somos reconhecidos publicamente e isso muda o patamar do nosso setor. Graças ao trabalho sério realizado por todos os transportadores, a economia brasileira continuou ativa e o mercado se manteve abastecido”.
Na oportunidade, o presidente Francisco Pelucio pediu a todos os presentes, um minuto de silêncio pelo falecimento de todos os transportadores e participantes das entidades de classe do setor, causadas pela pandemia da Covid-19.
Iniciando as apresentações de conteúdo do CONET Online 2021, Marcello da Costa Vieira, Secretário Nacional de Transportes Terrestre, parabenizou todos os transportadores pelos esforços que fizeram durante todo esse período de pandemia “Mesmo diante de um ano atípico, o setor de transporte e logística brasileiro bateu recordes, o que mostra o empenho desses profissionais e também da importância desses setores para a economia brasileira”. Em seguida, direcionou uma apresentação sobre Infraestrutura de Transporte – Investimento para os próximos anos e respondeu perguntas específicas enviadas pelos participantes do evento.
Dando sequência, o Assessor Jurídico da NTC para o transporte internacional e Diretor Jurídico da Câmara de Arbitragem do Transporte de Cargas, Adauto Bentivegna Filho, subiu ao palco para falar sobre as vantagens da Arbitragem nos litígios do TRC. “A câmara de arbitragem foi criada no SETCESP, mas tem vida própria, ela é uma prestação de serviço para resolver conflitos das transportadoras de todo o Brasil. Problemas com o piso mínimo, motorista autônomo, questões com corretoras, seguradoras, indenização e etc. Tudo pode ser encaminhado para essa câmara, para que possamos auxiliá-lo e ajuda-lo a tomar as melhores decisões”.
“A ideia de criar uma câmara foi para acelerar as ações, reduzir os nossos custos. A câmara de arbitragem tem CNPJ próprio, e este mesmo estatuto está aberto para agregar as nossas outras entidades. Todos são bem-vindos”, adicionou o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, um dos criadores deste projeto.
Em seguida, foi a vez do assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia, apresentar o panorama completo dos resultados, com as informações sobre defasagem do frete, custos do transportador rodoviário de cargas e seus impactos, detalhando informações relevantes para os empresários, com uma análise do comportamento do setor no segundo semestre de 2020.
Após as discussões e sugestões dos representantes de entidades de todo o Brasil, a assessora jurídica da NTC&Logística e secretária do CONET, Gildete Menezes, leu o comunicado do evento de fevereiro de 2021. O documento destacou que a pesquisa realizada pelo Departamento de Custos Operacionais (DECOPE/NTC) no mês de janeiro de 2021 aponta para uma inflação dos custos em 2020 de 9,43% para o serviço de transporte de cargas fracionadas e de 7,15% nas cargas lotações ou fechadas.
O Comunicado também ressalta a importância e a força do setor: “É oportuno lembrar que estamos passando por um período difícil, por conta da pandemia, ocasionando uma queda na demanda de carga, aliada a um aumento de custo e, além disso, muitos transportadores não conseguiram reajustar seus fretes o que comprometeu muito o caixa das empresas (…) É sempre bom lembrar que o transportador, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia lhe causou e, mesmo com prejuízo, garantiu o abastecimento necessário ao bom funcionamento da sociedade”.
Confira aqui o comunicado na íntegra
Na finalização do evento, os empresários fizeram uma discussão aberta para comentar os principais temas apresentados durante o CONET. Ali foram dadas sugestões que serão analisadas e debatidas pelos técnicos da NTC&Logística a fim de aperfeiçoar seu modo de atuação perante os transportadores.O evento foi organizado e realizado pela NTC&Logística, com o patrocínio da Apisul, Fenatran, Grupo Vamos e Volkswagen Caminhões e Ônibus e recebe o apoio institucional da CNT / SEST SENAT / ITL .
voltar