Saiba como engajar os colaboradores e mantê-los motivados
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Saiba como engajar os colaboradores para que, junto com a gestão, eles tenham pensamento de dono e colaborem com entusiasmo em busca de crescimento e visibilidade à empresa.

Para engajar os colaboradores é fundamental que a empresa faça um acompanhamento contínuo das equipes, entendendo o grau de envolvimento com as atividades e o significado do trabalho em suas vidas.

Dessa forma é possível promover um ambiente acolhedor e empático, que priorize o bem-estar, a valorização e as oportunidades de crescimento. Esses são os principais fatores motivacionais, por isso, é fundamental ter uma cultura forte de engajamento.

Se você deseja alcançar os melhores resultados e ver sua empresa se transformar em um melhor lugar para trabalhar, é preciso engajar os colaboradores. Continue a leitura para saber como favorecer sua empresa, aumentando o engajamento das equipes! 

O que é engajamento de funcionários?

A relação que o profissional estabelece com a empresa onde trabalha e desenvolve suas atividades e que abrange camadas afetivas e emocionais, além do vínculo empregatício, pode ser chamada de engajamento.

Colaboradores engajados têm comportamento de dono, participando das atividades e decisões da empresa com maior entusiasmo e senso de pertencimento. Eles defendem a empresa, os projetos e as atividades com propriedade, pois acreditam que estão no melhor lugar para trabalhar.

O engajamento desenvolve nos profissionais um desejo genuíno de entregar excelência e eficiência no trabalho. Acordar cedo e cumprir a jornada, chegando a ultrapassar o limite de horas, costuma não ser um problema para quem trabalha em um ambiente saudável e feliz.

Por que é tão importante que os colaboradores sejam engajados?

Funcionários satisfeitos não apenas gostam da empresa em que trabalham, mas falam bem dela aonde vão e desejam que outros profissionais tenham a mesma oportunidade, ou seja, são promotores da marca.

Além disso, desempenham suas funções com dedicação, evitando erros e retrabalhos. A empresa tende a ganhar em produtividade e redução de gastos, mas não é fácil encontrar colaboradores engajados, sem que eles tenham motivação para isso.

Quando existe engajamento, as possíveis dificuldades dos projetos e atividades tornam-se desafios e estímulo para os profissionais, pois eles sabem que, de alguma forma, serão recompensados pelos esforços.

Onde a empresa mais ganha em ter um quadro de funcionários engajados?

  • maior produtividade;
  • ambiente saudável;
  • atração e retenção de talentos;
  • baixas taxas de turnover;
  • redução das ocorrências de absenteísmo;
  • permanência na empresa;
  • promoção da marca;
  • resultados positivos;
  • melhores contratações;
  • redução de custos.

Esse é o cenário dos sonhos de qualquer empreendedor, mas exige atenção e cuidados, sobretudo com as pessoas, pois são os colaboradores, no centro do negócio, que determinam o destino da empresa — a experiência vivenciada ajuda a definir como cada profissional se doará todos os dias.

Como aumentar o engajamento das equipes para favorecer o desempenho da empresa?

Elabore, implemente e acompanhe essas ações para tornar o engajamento uma contínua estratégia de negócio. Veja algumas formas de engajar os colaboradores para manter o time motivado, disponível e dedicado a entregar um resultado de alta performance.

Treinar líderes/gerentes para uma cultura de engajamento

Os líderes, gerentes e gestores têm papel fundamental no engajamento de colaboradores e devem estimular seus liderados a um comportamento positivo, motivado e engajado.

A posição de comando deve ser pautada na liderança e não na chefia. Líderes são inspiradores e otimistas, sempre impulsionando a equipe a ser melhor e alcançar resultados surpreendentes — a cultura do engajamento nasce no topo para a base.

Não pular a integração e o treinamento dos funcionários

Por mais esclarecedor que seja o processo seletivo, com detalhamento da vaga e filosofia da empresa, o fit cultural acontece mesmo quando o talento recém-chegado se integrar ao seu novo ambiente.

Antes de iniciar as atividades é fundamental que o profissional seja apresentado a toda a empresa — instalações, departamentos, colegas — para criar vínculo e se adaptar, mais facilmente, em um programa de onboarding bem planejado.

Ele deve saber mais sobre a história da empresa, suas conquistas, objetivos e o que se espera dela quando se juntar à equipe. São os valores organizacionais se conectando aos valores pessoais para formar um conceito único que dá vazão ao engajamento.

Definir metas para dar significado ao trabalho

O salário já não é mais a motivação principal para um profissional talentoso sair de casa e se dedicar a uma jornada de trabalho. Embora o dinheiro seja importante, muitos profissionais estão em busca de desafios e é nesse pilar que a empresa deve construir suas políticas de engajamento.

As metas são um combustível do trabalho e se para a empresa significam a possibilidade de aumento no faturamento, para os colaboradores, é importante que representem um propósito maior de conquista para realização de sonhos, mas seja realista.

Oferecer um ambiente de trabalho adequado e estimulante

Um ambiente harmônico, colaborativo e participativo vai estimular nas pessoas sentimentos bons e relacionamentos saudáveis. Mesmo em dias de tensão, excesso de trabalho e pressão para resultados, se os colaboradores tiverem suporte, estrutural e emocional, ainda assim, desempenharão um bom trabalho.

Estabeleça metas diárias, semanais, para pequenos grupos e áreas, sempre desafiando os colaboradores a se superarem. Uma rotina metódica e limitante pode ser um banho de água fria em colaboradores cheios de energia e ideias.

Reconhecer/elogiar

O reconhecimento de um bom trabalho é um dos aspectos que contribuem para manter os colaboradores motivados. Elogiar o desempenho de um colaborador, salientado suas habilidades, enaltece as competências e estimula os colegas a se dedicarem para merecer um lugar de destaque.

Quando a empresa conquistar um resultado importante, comemore com os colaboradores, deixando claro o quanto a participação efetiva de todos contribuiu para que a organização tivesse êxito.

O agradecimento pela dedicação e empenho, mostra que a empresa se preocupa com seus colaboradores. Seja individual ou coletivo, será gratificante perceber no semblante dos seus colaboradores, a alegria de fazer parte da empresa.

Focar e incentivar o desenvolvimento

Incentive a participação ou promova treinamentos, seminários, workshops, lives, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais da sua empresa. O aprendizado de novas metodologias, ferramentas e soluções tecnológicas, ajuda na formação de profissionais mais completos.

Conte com a ajuda da equipe de RH para identificar pontos pessoais de melhorias e adequação às necessidades de conhecimento para atividades específicas na empresa.

Muitas empresas criam e divulgam vagas, realizam processos seletivos e contratam profissionais externos, sem saber que existem talentos dentro da organização capazes de realizar o trabalho.

Para evitar que isso aconteça e desmotivar os colaboradores, a avaliação de desempenho pode ser uma alternativa de levantamento dessas habilidades. Talvez seja preciso apenas desenvolvê-las.

Ter uma comunicação sem ruídos

Se você deseja engajar os colaboradores, mantenha uma comunicação bilateral. Isso quer dizer que a empresa deve falar, mas também ouvir seus colaboradores. Ao oferecer feedbacks é preciso abrir a oportunidade de saber o que os colaboradores pensam a respeito.

Essa é a melhor maneira de evitar os ruídos da comunicação e a famosa “fofoca”, que percorre longo caminho com interpretações equivocadas, podendo impactar e contaminar um ambiente onde se encontram as pessoas engajadas.

Engajar os colaboradores só beneficia a empresa, mas para atingir o nível de motivação é crucial conhecer profundamente os profissionais da empresa, suas preferências, aspirações e desejos.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional é uma forma de identificar os pontos de melhoria. As dicas que trouxemos para engajar os colaboradores serão mais efetivas se você souber como, onde e quando implementar cada uma delas.


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