Novas especificações da gasolina entram em vigor
Compartilhe

Padrão estabelecido pela ANP proporciona combustível com maior eficiência energética

A partir desta segunda-feira (3), passam a valer as novas especificações da gasolina automotiva. Estabelecido pela Resolução n.º 807/2020, da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o novo padrão visa aprimorar a eficiência energética do combustível comercializado no Brasil, proporcionando menor consumo e melhor autonomia dos veículos. De acordo com a agência, a qualidade superior da gasolina permite, ainda, a introdução no mercado de motores menos poluentes.

A resolução atualiza, principalmente, três aspectos. O primeiro é o estabelecimento de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3, o que significa mais energia e menos consumo. O segundo é o valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, de 77,0ºC. O terceiro ponto é a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), já presente nas especificações da gasolina de outros países. 

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais, bem como de amplos debates com os agentes econômicos do mercado de combustíveis. Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando cenário futuro das fases L-7 e L-8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística (Governo Federal).

 

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.