Com pandemia, ‘prévia’ do PIB despenca 9,73% em abril
Compartilhe

Índice de Atividade do Banco Central, que avalia o ritmo da economia brasileira, atingiu o menor nível desde outubro de 2006

A pandemia do novo coronavírus voltou a pressionar a atividade econômica em abril, mês que foi inteiramente afetado pelas medidas de isolamento social no Brasil, adotadas na segunda metade de março. O Banco Central informou nesta quinta-feira, 18, que seu Índice de Atividade (IBC-Br), uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) despencou 9,73% em abril ante março. O número foi calculado após ajuste sazonal, uma “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano. Em março, o recuo havia sido de 6,16% (resultado revisado).

De março para abril, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 131,05 pontos para 118,30 pontos na série dessazonalizada. Esse é o menor valor desde outubro de 2006 (117,99 pontos).

A baixa do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam resultado entre -16,00% e -8,40% (mediana em -10,24%).

Na comparação entre os meses de abril de 2020 e abril de 2019, houve baixa de 15,09% na série sem ajustes sazonais. Nessa base, o IBC-Br encerrou abril em 117,89, no pior resultado para meses de abril desde 2006 (112,61 pontos).

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é de variação zero. Esse cálculo, no entanto, está defasado, como vem reconhecendo o próprio Banco Central. No próximo dia 25, a instituição divulgará uma nova estimativa por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Segundo o Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, 15, a projeção de analistas do mercado financeiro é de queda de 6,51% do PIB em 2020. 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.