Transportes recuam 0,17% no IPCA de julho, com queda da gasolina e de etanol
Compartilhe

 O grupo Transportes saiu de uma redução de 0,31% em junho para um recuo de 0,17% em julho, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A contribuição do grupo para a inflação passou de -0,06 ponto porcentual para -0,03 ponto porcentual no período.

Os preços dos combustíveis diminuíram 2,79% em julho, com destaque para a queda de 2,80% no litro da gasolina, item de maior impacto negativo sobre o IPCA do mês: -0,12 ponto porcentual.

O etanol ficou 3,13% mais barato em julho

O preço do óleo diesel caiu 1,76%, enquanto o do gás natural diminuiu 1,47%.Por outro lado, as passagens aéreas aumentaram 18,63%, um impacto de 0,08 ponto porcentual no IPCA. O ônibus interestadual também subiu, 5,21%, e o ônibus urbano aumentou 0,10%.

Outros grupos em deflação

No total, três entre nove grupos do IPCA registraram deflação em julho, informou o IBGE. Além do destaque de queda de Transportes, os gastos com Vestuário recuaram 0,52%, enquanto os de Saúde e Cuidados Pessoais diminuíram 0,20%.

Altas

Na direção contrária, a alta mais intensa foi do grupo Habitação (1,20%). Os demais aumentos ocorreram em Artigos de Residência (0,29%), Despesas Pessoais (0,44%), Educação (0,04%), Comunicação (0,57%) e Alimentação e Bebidas (0,01%).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.