A Vipal Borrachas acaba de completar 46 anos de estrada. Tudo começou numa pequena fábrica de remendos para pneus, na cidade de Nova Prata, Rio Grande do Sul. Mas logo se tornou uma das mais importantes fabricantes de produtos para reforma e reparos de pneus, transformando o Brasil em referência mundial em tecnologia e inovação no segmento. Uma líder absoluta no país e na América Latina, exportando para cerca de 90 países nos quatro continentes.
A Vipal tem sua trajetória sustentada na permanente busca por inovação e na proximidade com os seus públicos: parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores. O caminho para ser reconhecida como uma das maiores empresas do ramo de borrachas do mundo, contudo, demandou muito empenho. A Vipal Borrachas foi a primeira fabricante brasileira de produtos para reparos para pneus e câmaras de ar e, ao longo dos anos, ampliou sua atuação para o segmento de reforma. Hoje oferece soluções completas, desenvolvidas com tecnologia própria, a partir de investimento constante em pesquisa. Além de produtos para reforma e reparos, oferece máquinas para reforma de pneus, pisos e lençóis, compostos de borracha, produtos para a indústria e pneus novos e câmaras de ar para motocicletas, sempre se preocupando com a qualidade e a excelência operacional, meio ambiente, responsabilidade social, e profissionalismo.
Contando com 3 mil colaboradores, a Vipal mantém quatro fábricas em pleno funcionamento, além de 13 centros de distribuição no mundo. Sua estrutura lhe dá condições de investir no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho nas diferentes regiões em que atua. Isso porque, entre outros fatores, comporta em uma de suas fábricas o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT), onde são desenvolvidas novas tecnologias aplicadas a produtos. Com um centro de pesquisa composto por 13 laboratórios e um corpo técnico altamente qualificado, o CPT alia conhecimento à prática, realizando mais de 50 diferentes tipos de testes e gerando mais de 28 mil ensaios anuais.
Como mostra de sua permanente busca por aperfeiçoamento, a empresa inaugurou no início deste ano a primeira fábrica no exterior, localizada na cidade de Perez, Argentina. A nova unidade fabril permite reforçar sua posição no mercado local, onde já tem boa participação, além de permitir a exportação de produtos a mercados que possuem maior sinergia com o país. Assim, a Vipal totaliza, atualmente, cerca de 183 mil metros quadrados de parque fabril, com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas/mês.
No decorrer de sua história, a Vipal sempre esteve diretamente conectada com a inovação de produtos, desde os primeiros manchões para conserto de pneus, nos anos 70, a linha de camelback, lançada em 1986, as bandas pré-moldadas com desenhos exclusivos, no final da década de 90, e a pioneira linha de bandas ECO, em 2009. Porém, a companhia nunca para de avançar. Além de reformar, fabricar produtos novos e oportunizar soluções em serviços, desde 2016, através da Vipal Máquinas, a empresa produz também maquinários para o processo de reforma de pneus. O portfólio da Vipal Máquinas conta com equipamentos com projetos e execuções 100% próprias, que vêm oferecendo tecnologia de última geração e qualidade com agilidade no processo de reforma para os reformadores parceiros.
Mas não apenas em processos fabris e desenvolvimento de produtos a Vipal mira a disrupção. Atenta às tendências do mundo globalizado, a marca disponibiliza tecnologias aplicadas às necessidades específicas de seus públicos, como soluções e softwares, tais como Protrans e Vipal Fleets. Empresa que sempre apostou na disseminação do conhecimento, a Vipal conseguiu, igualmente, unir esta vocação aos recursos tecnológicos através de sua universidade corporativa. A Univipal, que tem como objetivo capacitar tecnicamente clientes e parceiros, conta com cursos de EAD para equipes técnica e comercial, que se somam aos treinamentos in loco, cursos presenciais de Gestão de Negócios e aulas práticas, que mobilizam profissionais das mais diversas localidades do Brasil.
“Nossa história e formação sempre se deram com base em dois pilares: a experiência adquirida nesses anos de estrada somada ao conhecimento técnico que buscamos constantemente e, claro, a valorização às pessoas. Sem elas, que impulsionam a Vipal a ser o que é hoje, aos 46 anos, e o que queremos que ela seja: uma líder centenária e com ainda muito mais orgulho de sua trajetória”, destaca Tales Pinheiro, Gerente de Marketing da Vipal Borrachas.
São 46 anos muito bem vividos. Afinal, como empresa ousada e comprometida com a vitória que é, a Vipal Borrachas pretende seguir sua caminhada rumo ao centenário. A depender do empenho, profissionalismo e visão de futuro, os 100 anos estão logo ali.
voltar